Edição anterior (3489):
segunda-feira, 27 de maio de 2024


Capa 3489
Sabor em cena

Marcelus Fassano

Sabor em cena

Arte de comer e beber bem


Território Francês em Itaipava

Amigo leitor, a história de hoje é sobre amor. Amor à gastronomia. Um amor tão grande que levou um cliente a se tornar proprietário de um restaurante. Então, escolha bem o restaurante para se apaixonar, pois um dia ele pode ser seu.

Foi o que aconteceu com Leonardo Tonelli. Ele largou o mercado financeiro para se tornar dono do charmoso Chateaux Bistrot, na serra. O restaurante já tem 15 anos de história e é famoso pela culinária francesa, especialmente pelo fondue, que é realmente fantástico. Curiosamente, a maioria dos clientes não são da cidade; os petropolitanos ainda não descobriram as maravilhas que atraem cariocas e pessoas de cidades vizinhas.

Foto 1
Foto: Geovane Menezes

Leonardo não caiu de paraquedas na gastronomia. Ele é pós-graduado em enologia e entende tudo de vinho. A adega do restaurante reflete sua especialidade, com centenas de rótulos que enfeitam as paredes e até o teto. Fiquei feliz em descobrir que o restaurante tem um vinho próprio, produzido no Rio Grande do Sul, desenvolvido para harmonizar com os pratos do menu. Um reserva de uvas Cabernet Sauvignon, com personalidade forte e sabor intenso, que me agradou muito. E não podemos esquecer que o Serra Wine Week começa essa semana e vai até 16 de junho, transformando Petrópolis na capital do vinho no Rio de Janeiro.

O restaurante, que já é super romântico, ganhou uma decoração especial para o Dia dos Namorados. Está lindo, perfeito para celebrar a data com a pessoa amada. Minha dica: garanta sua noite fazendo uma reserva.

O cardápio é muito bem elaborado e segue a proposta intimista da casa. Menos é mais, agradando aos paladares mais exigentes. Como entrada, não podia deixar de pedir escargot. Se você torceu o nariz, é porque ainda não experimentou essa iguaria, que vem com molho de manteiga, alho e ervas. Fantástico. O garçom também me sugeriu o croquete de cordeiro com molho de hortelã, que não estava no cardápio, mas que merece estar.

Como prato principal, escolhi um tornedor de filé mignon. Derretendo na boca, com aquela crostinha por fora que faz toda a diferença. Veio acompanhado de um molho de cogumelos e batata rostie. Casamento perfeito com o vinho da casa. Enquanto me deliciava, não pude deixar de olhar para a mesa ao lado, que pediu um festival de fondue: carne, queijo e chocolate. Tenho que voltar urgente para provar essa maravilha.

Foto 2

A sobremesa? Ah, a sobremesa... Crème Brûlée. Perfeito. Creme de leite fresco, baunilha, cremoso por dentro e crocante por fora. Comeria uns três fácil.

Agora você já sabe: quando quiser visitar a França sem sair de Itaipava, o Chateaux Bistrot é o seu destino. Acompanhe o @tchelofassano que vou mostrar todos os detalhes dessa experiência.

Foto 3

Edição anterior (3489):
segunda-feira, 27 de maio de 2024


Capa 3489

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral