Marcelus Fassano
Petrópolis ganha este ano um circuito de restaurantes que promete movimentar a cidade durante toda a temporada de inverno.
O Circuito Gastronômico da Serra começa agora em junho e segue até o início de setembro, reunindo 25 restaurantes escolhidos com muito critério, casas que realmente ajudam a construir a história gastronômica de Petrópolis. Restaurantes reconhecidos pela Veja Rio, experiências comandadas por chefs premiados, casas que se destacam pela qualidade, serviço, carta de vinhos e personalidade.
Além das experiências nos restaurantes, o circuito terá um guia digital e também uma versão impressa, inspirada nos antigos guias gastronômicos que marcaram época, como o 4 Rodas e o Michelin. O material vai apresentar os restaurantes participantes, seus chefs, estilos de cozinha, serviços e experiências, funcionando como uma verdadeira curadoria gastronômica da serra.
Esse guia será distribuído diretamente nos restaurantes participantes, hotéis e Airbnb parceiros, chegando a milhares de turistas que estarão na cidade durante o inverno, além do próprio público petropolitano, que muitas vezes ainda não conhece toda a força gastronômica que Petrópolis construiu nos últimos anos.
Participam do circuito nomes como Afrânio, Aroeira Steakhouse, Bonaccia Osteria, Catarina’s, Chateaux Bistrô, Clube do Filet, Empório Gourmet, Fuego Marambaia, Girassol, Grupo Locanda, Lago Sul, Le Gioie, Nas Nuvens, Nikko Sushi, Octano Steak House, Parador Santarém, Perugino Gastronomia, Quinta da Paz, Restaurante 2 Vales, Sítio Gastronômico e ...Lá, entre outros restaurantes que ajudam a transformar a cidade em um dos destinos gastronômicos mais interessantes do estado.
O circuito foi pensado para fortalecer ainda mais a gastronomia da cidade durante o período de maior movimento turístico na serra, estimulando novas experiências, movimentando os restaurantes participantes e incentivando tanto turistas quanto moradores a viverem mais a cidade através da gastronomia.
Um dos destaques da temporada será o Altas Notas, vinho oficial do circuito criado especialmente para o projeto e que estará presente em diversas ações ao longo dos próximos meses.
Outra proposta interessante será o “Descorchados”, às quintas-feiras, quando os restaurantes participantes terão noites especiais dedicadas ao vinho. Em muitas casas, o público poderá levar seu próprio vinho sem pagar rolha, criando um clima mais descontraído e incentivando as pessoas a saírem mais durante a semana.
O circuito também terá ativações nas mesas dos restaurantes, com QR Codes conectando o público às ações da temporada, informações dos restaurantes participantes e votação do Prêmio Sabor em Cena.
E talvez esteja aí um dos momentos mais importantes do projeto.
Pela primeira vez, Petrópolis terá um prêmio dedicado exclusivamente à gastronomia da cidade. O prêmio leva o nome desta coluna, Sabor em Cena, publicada quinzenalmente há sete anos no Diário de Petrópolis, e nasce justamente da conexão construída ao longo desse tempo com restaurantes, chefs, experiências e com o próprio público apaixonado pela gastronomia da serra.
E o mais interessante: quem vai escolher os vencedores será o próprio público.
Ao longo dos próximos meses, os clientes dos restaurantes participantes poderão votar e ajudar a definir os grandes destaques da temporada.
Mais do que um circuito, a proposta é fortalecer a gastronomia como parte importante do turismo, da economia e da identidade de Petrópolis.
Veja também: