Marcelus Fassano
Ontem, fui almoçar com meu amigo Gui Padula, chef e proprietário da Trattoria 16. O encantador restaurante, que ele dirige no centro de Petrópolis, está localizado dentro de uma famosa galeria na rua mais movimentada da cidade, a 16 de Março. Compartilho com Gui mais de 40 anos de amizade, o que tornou a visita ainda mais especial.
Gui me enviou um relato sincero sobre sua trajetória e a história da Trattoria 16, o que traz uma dimensão humana e inspiradora ao local. Vou compartilhar alguns trechos para vocês entenderem a paixão e a dedicação que estão por trás desse restaurante.
Desde pequeno, Gui sempre teve uma inclinação para a boa comida. Mesmo antes de se interessar pela cozinha, ele já gostava de provar pratos diferentes e saborear comida bem feita. Naturalmente, isso o levou a querer preparar suas próprias refeições. Ainda adolescente, ele já cozinhava para família e amigos.
Aos 35 anos, decidiu se formar em Gastronomia na Estácio, no Rio, e iniciou sua carreira no prestigiado grupo Fasano, uma das referências em hotelaria e gastronomia no Brasil. Lá, ele foi Chef Masseiro, responsável pelas massas artesanais, e chegou a cozinhar, na frente, e para a Madonna em sua passagem pelo Rio.
Após quatro anos no Fasano, Gui se tornou chef executivo de um spa em Vargem Grande, mas a vontade de empreender novamente o trouxe de volta a Petrópolis. Começou cozinhando em casa, preparando refeições sob encomenda para amigos. Depois de dez anos fornecendo comida congelada, encontrou o espaço perfeito para seu restaurante, na Galeria Arcádia, onde montou a Trattoria 16, focada em culinária italiana tradicional, com massas e molhos artesanais sem conservantes, comida de verdade, acessível e de qualidade.
Na minha visita, levei o amigo Rodrigo Veca, coordenador da Secretaria de Esportes de Petrópolis. Fomos recebidos calorosamente pelo Gui, que nos levou ao segundo andar do restaurante, um ambiente intimista que lembra nossa casa. Pedi um nhoque recheado com queijo mussarela, delicioso, enquanto Veca optou por um talharim ao forno com molho de queijo, presunto e champignon. Para sobremesa, desfrutamos de uma torta de nozes especialíssima, feita a partir da receita da Vovó Celina.
Estava tudo uma delícia, Os pratos são muito bem servidos, vêm em travessas de barro e são gratinados, o que dá um sabor fantástico. A Trattoria 16 é uma excelente opção para quem trabalha no centro e quer comer bem, mas continuar leve o dia todo.
Se você está em busca de uma experiência gastronômica que combina tradição, qualidade e um atendimento acolhedor, a Trattoria 16 é o lugar certo. Convido todos a visitarem e se deliciarem com as criações do Gui Padula, que trazem o sabor de casa com o toque do chef ***
Veja também: