Edição anterior (3547):
segunda-feira, 22 de julho de 2024


Capa 3547
Sabor em cena

Marcelus Fassano

Sabor em cena

Encontro de Roças

Foto 1
Caros leitores,

Na última quinta-feira, tive a oportunidade de participar do I Encontro de Roças do Brasil, realizado no Restaurante Lá. O evento foi simplesmente maravilhoso, um reflexo da personalidade calorosa e dedicada dos meus amigos, os chefs e proprietários, Bebeto e Marcelo.

O Encontro foi organizado pelo Instituto Caminho da Roça, leia-se Janice, que também é responsável pela famosa Feira Agroserra, que está comemorando 10 anos. Muito mais do que um evento, o Agroserra é um conceito que valoriza a cultura local e promove a troca de experiências entre as comunidades rurais do nosso país.

A primeira mesa de conversa contou com a participação de uma representante do Quilombo Kaonge da Bahia, produtores de azeite de dendê, mel, e detentores da maior criação de ostras do Brasil. Ela iniciou com um cântico da comunidade, emocionando todos os presentes, e seguiu falando sobre as dificuldades e alegrias de valorizar a cultura gastronômica dos ancestrais que vieram escravizados. Foi uma experiência verdadeiramente tocante.

Outra comunidade quilombola presente foi o Quilombo de Boa Esperança, de Areal, símbolo de ancestralidade e resistência. Conheci o renomado Celso Fonseca, responsável pelo engenho que fabrica rapaduras e melados de qualidade excepcional. Não é à toa que a chef premiada Lydia Gonzales utiliza seus produtos na criação de seus pratos há anos.

O Coordenador do Instituto Virtual de Mudanças Globais também esteve presente e alertou sobre o aumento de 1.5 graus na temperatura do planeta e como isso influencia as plantações e colheitas. A vinicultora gaúcha Miriam Krindges compartilhou sua experiência sobre viticultura, destacando o crescimento desse setor em nosso estado. Vocês sabiam que já temos 40 vinícolas instaladas na nossa região? É um mercado promissor para o comércio e turismo local.

Foto 2
Marcelo Rozental, representante da vinícola Casa Rozental, em Secretário, anunciou que no próximo ano engarrafará seus vinhos pela primeira vez. A maioria das vinícolas da região são familiares, com produções pequenas, mas de altíssima qualidade. Recentemente, experimentei o vinho Sirah 2022 da Casa Antunes, um presente do proprietário, Rafael, que fez um enorme sucesso entre os mais conceituados sommeliers do Rio de Janeiro.

As apresentações continuaram pela tarde com um delicioso café da roça. Fiquei encantado com o queijo da região de Vargem Bonita, Serra da Canastra, que era realmente sensacional. O queijo K-nastra, bicampeão do concurso de melhor queijo da Canastra em 2023 e 2024, é imperdível.

Quem quiser experimentar essas maravilhas e muito mais, é só comparecer à Agroserra, que estará acontecendo durante todo este final de semana na pracinha de Secretário. É um programa IMPERDÍVEL!

Foto 3
Até a próxima,

Marcelus Tchelo Fassano

Edição anterior (3547):
segunda-feira, 22 de julho de 2024


Capa 3547

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral