Marcelus Fassano
Queridos leitores,
Sempre que começo meus textos assim, ouço claramente na minha cabeça, a voz marcante da icônica Lady Whistledown, aquela figura misteriosa de "Bridgerton" que sabe como ninguém tecer narrativas ácidas e perspicazes. A série se passa no início dos anos 1800, em Londres, com seus bailes grandiosos e costumes da alta sociedade. Mas, pouco se fala sobre a alimentação da época, algo que, para mim, é sempre um ponto de curiosidade.
Naquela época, a conservação dos alimentos era um desafio. Não havia geladeiras como hoje, então as pessoas dependiam muito dos produtos locais. Os meios de transporte eram lentos, o que fazia com que muitos alimentos não chegassem frescos. Mesmo assim, a sociedade da época dava um jeito de se alimentar com certa sofisticação. O pão, tanto branco quanto integral, era um dos favoritos, especialmente entre aqueles que podiam pagar por ele. Pães doces como o brioche também faziam parte da dieta. Caldos e sopas, por sua vez, eram extremamente populares e um dos principais ingredientes da famosa "sopa branca," que é até mencionada em "Orgulho e Preconceito" durante o baile de Netherfield.
Um detalhe curioso é que, apesar da fartura de vegetais locais como cenouras e couves, os tomates eram uma raridade na mesa dos ingleses. Jane Austen, em 1813, já mencionava que a fruta era mais consumida em conserva para durar nos dias frios. E, surpreendentemente, o gelo já era preservado ao longo do ano, permitindo que os mais ricos se deliciassem com gelados e sorvetes. Havia até uma espécie de competição para ver qual família tinha o melhor sorvete.
Olha que loucura, as bebidas alcoólicas eram preferidas à água, que nem sempre era segura para o consumo. As refeições também eram bem diferentes das que conhecemos hoje. O café da manhã, por exemplo, era apenas chá e torradas, enquanto o jantar, que correspondia ao nosso almoço, era a principal refeição do dia. À noite, servia-se a ceia, uma refeição leve, que com o passar do tempo e a chegada da luz artificial, foi sendo servida cada vez mais tarde. E para quem acha que o chá da tarde é uma tradição antiga, vale lembrar que essa é uma invenção vitoriana.
Reviver a história através da gastronomia é sempre uma delícia e enriquece nossa cultura. E falando em reviver o passado, tenho uma dica imperdível para o próximo fim de semana!
De sexta-feira, dia 2, até domingo, dia 4 de agosto, você poderá embarcar em uma viagem ao mundo automobilístico na Expo D'Elegance, que acontecerá no Bosque dos Vales. Serão dezenas de carros clássicos, de aventura, esportivos e até minicarros, todos eles responsáveis por marcar a história do automobilismo mundial.
E não para por aí: haverá também uma mostra de fotos incríveis do Ari Gomes, que capturou momentos icônicos dos grandes astros da Fórmula 1.
No quesito gastronomia, o evento contará com o Bar do Horto, o Restaurante 2 Vales, e uma estação de BBQ inédita, assinada pela Provenza. Será um programa para toda a família, com área kids, segurança, e o melhor de tudo, entrada gratuita! O Bosque dos Vales fica na entrada do Vale do Cuiabá e estará funcionando das 11h às 20h.
Fique de olho que vou trazer todas as novidades no meu Instagram @tchelofassano. Não perca!
Boa semana a todos!
Veja também: