COLUNISTA
ANIVERSARIANTES AMIRP Dia 13 - Maury Karl, Valéria Speranza; dia 14 - Hilda Maria Albernaz Carius; dia 15 - Adriane Barreto Pires; dia 16 - Célia Guimarães Lopes; dia 18 - Rodrigo Martins Scali. A Coluna Vida Patriótica e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.
EXÉRCITO DESENVOLVE DISPOSITIVO EMISSOR DE FÓTONS ÚNICOS (Fonte: Exército Brasileiro, Comunicação quântica, 04/08/2024 ) - Um dispositivo emissor de fótons únicos foi desenvolvido pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) a partir da união de esforços com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A inovação resultado do projeto de conclusão de curso do Capitão Adriel Faddul Stelzenberger Saber, graduando de Engenharia de Materiais.
Ele foi orientado pelos professores Doutor Fernando Araújo Moreira e Coronel Wagner Anacleto Pinheiro. O desenvolvimento do dispositivo vem ao encontro da crescente demanda por avanços na comunicação quântica e do desenvolvimento de tecnologias quânticas disruptivas pelo Instituto Militar de Engenharia do Exército. Emissores de fótons únicos são fundamentais para a Comunicação Quântica, que permitirá a transmissão de dados de forma extremamente segura, eliminando o risco de interceptação por hackers. Por isso, o dispositivo é um componente de grande interesse comercial, que fortalece a Base Industrial de Defesa e reduz a dependência externa de tecnologias críticas. O dispositivo foi fabricado com a tutoria da Doutora Ingrid David Barcelos, pesquisadora chefe do Laboratório de Amostras Microscópicas, integrado ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, do CNPEM. Para os experimentos de detecção da emissão, os pesquisadores contaram com o apoio do Grupo de Nanoestruturas Semicondutoras, da UFSCar, chefiado pelo Doutor Márcio Daldin Teodoro. Atualmente, estão em andamento quatro importantes iniciativas relacionadas às Tecnologias Quânticas no IME: (1) a Rede Hermes Quântica, destinada a desenvolver uma prova de conceito de uma rede metropolitana baseada em comunicações quânticas; (2) o Programa Quantum, que visa à criação e implantação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Quânticas do Exército Brasileiro; (3) o projeto Pró-Presquisa/DECEx, intitulado Estudo do impacto da Inteligência Artificial e das Tecnologias Quânticas no Preparo e Emprego da Força Terrestre; e, (4) o Programa Pró-Defesa/CAPES, intitulado Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas: construindo e integrando agendas e redes de pesquisa em tecnologias disruptivas para aprimorar e ampliar a Segurança e a Defesa Nacional, desenvolvido em conjunto com outras 42 instituições. O Instituto Militar de Engenharia do Exército é uma das mais renomadas instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Brasil. (Notas de Vida Patriótica:1)Um fóton é uma partícula elementar que compõe a luz e transporta energia. Os fótons são pequenos "pacotes" que transportam a energia contida nas radiações eletromagnéticas, como a luz visível. Os fótons não possuem massa e têm energia e momento definidos. 2) Em física, "quântico" significa "a mínima quantidade possível de algo". A física quântica é uma área da física que estuda os fenómenos associados à interação entre energia e partículas cujas dimensões são inferiores às de um átomo. 3) Comunicação disruptiva tem como objetivo tornar o ato de se comunicar cada vez melhor)
A NOVA ORDEM MUNDIAL E OS CRÉDITOS DE CARBONO (Roberto Viana Maciel dos Santos, 08/06/2024) - O termo que batiza os dias atuais, em geopolítica, Nova Ordem Mundial (NOM), surgiu antes mesmo do fim da velha ordem, o que indica que não houve uma ruptura brusca, mas uma evolução gradativa da estrutura vigente até a queda do muro de Berlim e o enterro do socialismo. Mas o socialismo morreu mesmo? Antepor capitalismo a socialismo não favorece a análise correta das estruturas decadente e nascente do poder mundial. Parece-me que democracia versus socialismo nos dá uma visão melhor do quadro. O mundo gira, pois, no eixo do capitalismo, salvo o hemisfério sul, embalado pelo sonho do comunismo-estatista corrupto, mais que utópico.
No topo da NOM permanecem os estados democráticos rivalizando-se com os socialistas. As cores que vestem as democracias, são as mesmas, mas de diferentes tons. Neste imbróglio, as religiões têm desempenhado um grave papel dissociador. A multipolaridade se configura quando, no caldeirão, se lançam blocos econômicos, empresas multinacionais, grandes bancos e minorias barulhentas. Eles procuram, à frente dos seus mastodônticos negócios, influenciar os destinos do mundo, as políticas mundiais, não para o bem de todos, mas para o seu próprio. Claro que no pacote de adesão isto não sobressai. O que releva é o meio-ambiente, as políticas de inclusão social, a saúde e a fome africana, a diversidade sexual, entre tantas outras ações que, em verdade, trazem reflexo, nem sempre positivos, para os estados nacionais e as gentes do mundo. São os inventores do politicamente correto! Fazem-no pela aproximação de outros detentores de poder que eles conquistam. Há mil e um fóruns pelo mundo discutindo as suas ideias; há uma mídia convencida ou paga para difundi-las; há governos eleitos com a sua ajuda financeira ou não, que com elas comungam; e há a minorias barulhentas com repercussão maior que seus verdadeiros tamanhos. Os inscritos nesta ordem defendem-na tachando, os que a ela se contrapõem, de criadores de fake News, Teoria da Conspiração! Um dos aspectos mais interessantes e declarados deste pacotaço são os créditos de carbono, cuja regulação mais recente foi feita pelo acordo de Paris. Exemplo prático: você tem uma área matosa na sua roça, com uma casa e um pomar, do tamanho de um campo de futebol (100 x 70 m). A legislação permite que você desmate 70% mas você decide que precisa só de 50%. Você derruba este tanto, mas ainda pode derrubar mais 20% (70 x 20 m). Você transforma esta área em crédito cuja unidade é ton/atmosfera. Legal, né? Nem tanto! Quem lhe compra este crédito deixa os 20% em pé: passou do limite de lançamento de carbono, mas pode continuar com suas fornalhas queimando cada vez mais combustível fóssil e ampliando o efeito estufa. E, claro, lucrando mais que você com a produção industrial dele. Mas você merece menos mesmo, você nada produz, você é um rentista! É isto que o governo quer fazer da Amazônia: alugar como rentista , não explorar as suas riquezas, deixar que o 1º mundo continue a enriquecer à nossa custa.
Não é na ciência que está a felicidade, mas na aquisição da ciência. (Edgar Allan Poe)
Veja também: