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Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

4 de outubro de 2024


ANIVERSARIANTES AMIRP

Dia 4 - Marly Cabral de Mello Carlos, Nilza Oliveira  Pinheiro; dia 5 - Sandro Ataíde Rabello; dia 6 - Renata Rodrigues Botelho da Luz, Idalina de Albuquerque Affonso; dia 7 -  Manoel de Jesus Sant'Anna; dia 8 - Elizabeth Lima Bragança, Neide Vieira Dias Kraus; dia 10 - Lincoln Franklin Scali Filho. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

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80 ANOS DA PRIMEIRA AÇÃO DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

(Fonte: Noticiário do Exército, 6 de setembro de 2024) -  Na sexta-feira, dia 6 de setembro, transcorreu os 80 anos da primeira ação de Força Expedicionária Brasileira (FEB). A 1ª Companhia de Engenharia de Combate integrante do 1º Escalão da FEB desembarcou em solo italiano em 16 de julho de 1944. Sob o comando do Capitão Floriano Moller, a companhia foi submetida a um intenso treinamento junto ao 5º Exército Americano. Enquanto um pelotão frequentava o curso de Pontes M2 Bailey, outro pelotão estava no curso de explosivos e desminagem na Escola de Engenharia de Dugenta na Itália.

No retraimento, os alemães destruíram as pontes na Toscana, armadilharam as estradas, os rios Arno e Serchio eram largos e caudalosos, e as tropas do 5º Exército estavam detidas no corte do Rio Arno. O emprego da Engenharia era iminente e determinante para o avanço contra as tropas nazistas. No dia 6 de setembro, a missão era desarmar 50 Kg de explosivos na base de uma ponte, e três minas antitanques em outra, além de lançar duas pontes Bailey. Armadilhas neutralizadas no mesmo dia. Iniciaram-se então os lançamentos das pontes. A primeira, localizada no vilarejo de Montecalvoli, sobre os destroços de uma ponte no canal Usciana, afluente do Rio Arno, foi concluída no dia da Independência do Brasil, e assim sendo, foi batizada de “Sete de Setembro”. Sua capacidade era "classe 40" e possuía 58 metros de comprimento. A segunda, em Santa Maria a Monte, no mesmo canal, alguns quilômetros rio acima,  foi denominada “Entre Rios”, em referência à cidade que estiveram acantonados no Rio de Janeiro, antes da partida para a Itália. Ponte construída no dia 9 de setembro. Sua capacidade era também "classe 40" e possuía 43 metros de comprimento. A técnica e superação da Engenharia Brasileira era o prenúncio da tropa de escol que entrara em solo italiano a FEB estava em ação.

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DRONES DO EXÉRCITO EM AÇÃO

(fonte: 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Tecnologia e Defesa, 04 de setembro de 2024) - Nos dias 27 a 29 de agosto, o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, de Sant’Ana do Livramento (RS), sediou o primeiro adestramento com a tropa em operação do sistema de aeronaves remotamente pilotadas (SARP) Nauru 1000C. O evento, que foi coordenado pelo Comando de Aviação do Exército, por meio do 1º Batalhão de Aviação do Exército, contou com a participação do Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e suas organizações militares. Durante os testes para otimizar o melhor método de utilização do SARP, tanto pela tropa em apoio quanto pela apoiada, o Nauru realizou voos noturnos e diurnos, conjugados com emprego de tropas mecanizadas.

Isso proporcionou a possibilidade de aprimoramentos nas ações defensivas da tropa em relação a equipamentos desta capacidade, além de propiciar à equipe de desenvolvimento do NAURU 1000C, uma visão de aperfeiçoamento para sua operação tecnológica, trazendo sugestões para melhorias do projeto. O SARP Nauru 1000C é um equipamento inovador com capacidade de complementar a utilização do helicóptero em operações de inteligência, reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos, sendo o único desenvolvido e fabricado no Brasil para esse propósito. Com um peso máximo de decolagem de 180kg e alcance máximo de 60km, realiza diversos tipos de monitoramento aéreo, com uma duração de operação de até oito horas, tanto diurnas, quanto noturnas e pode chegar a uma velocidade de até 110km/h. Possui quase oito metros de envergadura e três de comprimento, devido aos seus oito motores movidos a baterias independentes, pode realizar decolagens e pousos verticais automáticos, o que viabiliza a utilização em ambientes críticos e confinados. Está equipado com  câmeras de alta resolução, que permitem um grande avanço na aquisição de alvos, sendo uma inovação tecnológica para a Força Terrestre. (Nota de Vida Patriótica: aeronaves remotamente pilotadas popularmente chamadas de drones)

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C-390 MILLENNIUM ROUBA A CENA NOS EUA (fonte; Sociedade militar, Sérvulo Pimentel, 9 de setembro de 2024) - O avião brasileiro C-390 Millennium recebeu mais elogios durante o exercício Core 24, realizado nos Estados Unidos, segundo informações do canal especializado em notícias militares Global Militar e divulgadas no dia 6 de setembro.

O C-390 Millennium, avião cargueiro militar fabricado pela Embraer, mais uma vez mostrou sua força e versatilidade em um exercício militar com os Estados Unidos. Desta vez, a aeronave brasileira participou da operação Core 24, onde realizou diversas tarefas, como transportar equipamentos e lançar paraquedistas. O Embraer C-390 Millennium é um avião de transporte militar multifuncional de médio porte. Projetado para ser versátil e eficiente, o C-390 pode realizar uma ampla gama de missões, desde o transporte de tropas e carga até operações de busca e salvamento e combate a incêndios. Equipado com motores poderosos e aviônicos avançados, incluindo um sistema “fly-by-wire” e um cockpit glass cockpit, o C-390 oferece alta performance e segurança. Sua capacidade de carga útil, grande alcance e alta velocidade de cruzeiro o tornam uma plataforma ideal para missões militares e humanitárias em diversas condições. Com um sistema de autodefesa abrangente e um sistema de movimentação de carga eficiente, o C-390 é uma aeronave moderna e robusta, capaz de operar em diversos ambientes e cumprir uma variedade de missões com alta eficiência. O C-390 Millennium estaria atraindo a atenção de diversos países, principalmente da OTAN. (Nota de Vida Patriótica; 10 “fly by wire”: comandos mecânicos e hidráulicos substituídos por comandos elétricos; 2) “cockpit glass cockpit”: componente de uma cabine de pilotagem que possui os instrumentos de voo com mostradores eletrônicos, muitas vezes utilizando telas de LCD)

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“Deus não será maior se o respeitas, mas tu serás maior se o servires.” (Santo Agostinho)

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