Edição anterior (3432):
domingo, 31 de março de 2024


Capa 3432
Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

29 de março de 2024


ANIVERSARIANTES AMIRP

Março:  Dia 29 - Alcideia da Costa Ribeiro,  Luiz Fernando da Rocha Cerqueira, Neli Mayo Pires; dia 30 -Victor Pereira Feçliceti Schaefer; dia 31 - Honor Pacheco Pereira Filho. Abril: dia 1º - Guilherme Henrichs de Souza Coutinho; dia 2 - Sader Moyses Rezende, Patrícia Cristina Masson Franck; dia 3 - Jorge Rodrigues de Mesquita; dia 4 - Bianca Martins Esteves de A. Gomes Bittencourt, Sonia Maria Souza da Silva, Rosane Marques Santos Lorang. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

Aniversariantes AMIRP


DITO POPULAR : ERRO CRASSO

Falha devido à falta de conhecimento. Em 59 a.C, o poder romano estava dividido entre Júlio César, Pompeu e Crasso. Enquanto os dois primeiros eram notáveis generais, Crasso era mais conhecido pela sua riqueza do que por seu talento militar.César conquistou a Gália (França), Pompeu dominou a Hispânia (Península Ibérica). Crasso tinha a idéia fixa de um feito militar. Tentou conquistar o Império Parta (região atual da Turquia e Irã). À frente de sete legiões (50 mil soldados) confiou demais na superioridade numérica. Abandonou as táticas militares romanas e na ânsia de alcançar o inimigo, enveredou  por um vale estreito. As saídas do vale, foram ocupadas pelos partas e o exército romano foi dizimado, morrendo os 50 mil soldados, inclusive Crasso.

Dito Popular

O QUE É A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

(fonte: Redação National Geographic, 6 de fev. de 2023) Os computadores estão ficando cada vez mais inteligentes. Mas o que isso significa? A inteligência artificial (IA) é a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes, de acordo com um artigo do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Stanford, Estados Unidos, intitulado O que é a Inteligência Artificial. Segundo a publicação, o desenvolvimento de máquinas inteligentes está relacionado com a tarefa de usar computadores para entender a inteligência humana e reproduzi-la.

Isso quer dizer que a IA é a capacidade de um computador, digital ou robô controlado por computador,  de executar tarefas comumente associadas a seres inteligentes. De acordo com a Enciclopédia Britânica, projetos de IA são sistemas dotados de processos intelectuais característicos dos humanos, como a capacidade de raciocinar, descobrir significados, generalizar ou aprender com a experiência passada. Um exemplo recente é o ChatGPT, uma ferramenta de linguagem que simula conversas e cria textos que parecem o mais próximo possível de uma interação humana. O que é considerado inteligência em máquinas? O artigo da Stanford define a inteligência como a parte computacional da habilidade de alcançar objetivos. Vários tipos e graus de inteligência ocorrem nas pessoas e em muitos animais. Nas máquinas, os engenheiros de IA trabalham em compreender os mecanismos de inteligência humana, como que tipos de processos e informações são necessários para realizar uma tarefa e que tipos de problemas o mundo apresenta à inteligência, diz o artigo. Então, os engenheiros trabalham para fazer com que os computadores executem alguns desses mecanismos. Se a máquina for programada para fazer uma tarefa que exige mecanismos de inteligência bem conhecidos, ela pode oferecer um desempenho impressionante, relata o artigo acadêmico. Apesar dos avanços contínuos na velocidade de processamento dos computadores e na capacidade de memória, diz a Enciclopédia Britannica, ainda não existem programas que possam igualar a flexibilidade humana em domínios mais amplos ou em tarefas que exigem muito conhecimento cotidiano. Por outro lado, alguns programas atingiram os níveis de desempenho de especialistas humanos e profissionais na execução de determinadas tarefas, de modo que a inteligência artificial é encontrada em aplicações tão diversas quanto diagnósticos médicos, mecanismos de busca de computador e reconhecimento de voz ou caligrafia.

s


O HISTÓRICO MOVIMENTO CIVIL-MILITAR DE 1964

(Jorge da Rocha Santos) O Movimento Civil-Militar de 1964 foi articulado pelos governadores Magalhães Pinto (Minas Gerais) líder do movimento, Ademar de Barros (São Paulo), Carlos Lacerda (Guanabara) e os corajosos generais Castelo Branco (Chefe do Estado Maior do Exército) figura central dos acontecimentos e de atuação decisiva; General Amaury Kruel (Comandante do II Exército, atual  Comando Militar do Sudeste, São Paulo), General Mourão Filho (Comandante da 4ª Divisão de Infantaria, atual 4ª Divisão de Exército, Minas Gerais). A realidade histórica foi abafada pela  mídia financeira e ideologicamente submissa.

Nós, que éramos jovens àquela época, somos testemunhas dos acontecimentos e jamais nos calaremos sob o jugo das calúnias e distorções acerca daqueles acontecimentos. Sempre levaremos ao conhecimento do público a verdade que há tempos é progressivamente sufocada pela mordaça esquerdista, que segue fidedignamente a filosofia de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista, que diz: "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade". Aos que se esqueceram, recordamos; aos que desconheciam, esclarecemos, repetindo as palavras do então Governador do Estado de Minas Gerais, Magalhães Pinto: O movimento restaurador da liberdade que Minas Gerais tomou a iniciativa e responsabilidade de desencadear, com o apoio de todos os brasileiros, em breve estará concluído com a formação de um governo em condições de promover a paz, o desenvolvimento nacional e a paz social. E assim ocorreu. Durante duas décadas vivemos o desenvolvimento progressivo do Brasil. Ocorreu no País a maior Revolução Industrial do século XX, pois, em 1964, estávamos com o 45º Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, e 21 anos depois, estávamos com o 10º PIB mundial, coroando um esforço inédito de planejamento global. Hoje, decorridos 60 anos, foi imposto silêncio sobre as comemorações alusivas ao 31 de Março. Diz o adágio quem não tem competência não se estabelece. Desnecessário explicar. A competência só se revela na ação, está sempre ligada a resultados do trabalho ou de qualquer atividade; ao ato de saber fazer e efetivamente fazer, com a demonstração de resultados. O Histórico Movimento Civil-Militar foi competente. Maktub! (Nota do redator: Maktub é uma palavra de origem árabe que significa. "estava escrito" ou "tinha que acontecer".)

s


No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. (Albert Einstein)

Edição anterior (3432):
domingo, 31 de março de 2024


Capa 3432

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral