COLUNISTA
Dia 11 - Maria Sirlei de Abreu dos Santos, Renata Rocha Bordeira, Sonia Maria Ferreira Guimarães; dia 15 - Diana Azevedo Correia de Souza; dia 16 - Gilberto Kraus, Enir Therezinha Muniz de Oliveira. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.
(Jorge da Rocha Santos) Dia 16 de outubro no calendário da Igreja Católica é o dia de Santa Edwiges, a Santa dos pobres, dos desempregados e dos endividados. Nesse dia, no ano de 1993, uma plêiade de desprendidos militares da reserva, residentes em Petrópolis, idealizou e pôs em execução a criação de uma associação que congraçasse a família militar residente nesta Cidade Imperial e também aquelas que se identificassem com os ideais de patriotismo e valores cristãos.
Santa Edwiges foi escolhida padroeira da AMIRP pelo exemplo de solidariedade social de sua vida no auxílio dos necessitados. A Professora Bernadete Teixeira e o Cap. Ailton Teixeira Paulo são os atuais Presidente e Vice-Presidente da Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis. Mantendo a tradição, no dia 15 de outubro ocorrerá a entrega das doações na Igreja de Santa Edwiges. No dia 16 de outubro, às 10:00 horas, Missa em Ação de Graças à Santa Edwiges em sua igreja, situada à Rua Mathias Hillen 90, Mosela, Petrópolis, RJ. No dia 17 de outubro, quinta-feira, a partir das 16:00 horas, reunião solene seguida de um coquetel, na sede da AMIRP, Rua Paulo Barbosa nº 147, sobreloja, sala 9, Centro, Petrópolis, RJ. Elevemos à Santa Edwiges, padroeira da AMIRP, as nossas preces pelo Brasil e pela nossa querida Associação dos Militares de Reserva de Petrópolis.
(fonte: Noticiário do Exército, 9 de setembro de 2024) O Colégio Militar de São Paulo completou cinco anos em atividade com vários motivos para comemorar. A unidade já conta quase 500 alunos atendidos e premiações em importantes competições acadêmicas e esportivas. Em pouco tempo, o colégio já se torna uma referência em educação na capital paulista. Neste dia 30 de setembro, a escola de líderes celebrou essas conquistas no Solar dos Andradas, sua sede provisória. A primeira turma do Colégio iniciou os estudos em março de 2020, em uma aula inaugural que reuniu 80 alunos. No ano passado, essa turma pioneira concluiu o Ensino Fundamental e, em 2024, tiveram início as atividades do Ensino Médio. Um dos pioneiros, o aluno Jorge Miguel Kudlovics foi o primeiro a conquistar uma vaga em uma escola de carreira das Forças Armadas. Ele foi aprovado no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, porta de entrada para a Academia da Força Aérea, onde se formam os oficiais de carreira da FAB. Outros talentos também se destacaram fora do país. Em fevereiro deste ano, oito alunos participaram da International Talent Mathematics Contest, na Tailândia. A competição reuniu estudantes de 10 países. A delegação do CMSP conquistou duas medalhas de prata, cinco de bronze e uma menção honrosa. Em abril, a Aluna Heloísa Maioli Venancio, do 7° ano, também competiu na Tailândia e conquistou a medalha de prata na International Mathematical Olympiad, que reuniu mais de cinco mil estudantes. Na área esportiva, o Colégio iniciou sua trajetória de vitórias nas competições do Sistema Colégio Militar do Brasil. A primeira medalha de ouro foi conquistada nos Jogos da Amizade de 2023, pela Aluna Gabriela Muro, na modalidade natação. Em 2024, foram conquistadas 38 medalhas nos Jogos Regionais, em Juiz de Fora (MG). O Colégio Militar funciona provisoriamente no Centro Solar dos Andradas, sede do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo. Para acompanhar o constante crescimento, uma sede definitiva está sendo erguida em uma área do Campo de Marte, na Capital Paulista.
(fonte: infodefensa.com , Roberto Caiafa, 10 de setembro de 2024) O Grupo EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, assinou um acordo de cooperação estratégica com a Marinha do Brasil para concluir o desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSup) até o final de 2025. O acordo é a mais recente evolução em uma colaboração contínua entre o Grupo EDGE, a SIATT e a Marinha e, de acordo com o documento assinado, as empresas fornecerão os recursos necessários para garantir que o MANSup seja entregue a tempo de ser integrado às novas fragatas da Classe Tamandaré. O acordo também fornece a estrutura para que o Grupo EDGE utilize a tecnologia e os dados técnicos do MANSup no desenvolvimento do MANSup-ER (míssil de alcance estendido). Esse programa não apenas fortalece os setores de defesa do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, mas também, em colaboração com a SIATT, promete benefícios que vão além do desenvolvimento de mísseis. “Eles levarão ao estabelecimento de novas fábricas e criarão inúmeras oportunidades de emprego, promovendo o crescimento de toda a base industrial e da economia. A assinatura, realizada durante uma visita oficial da MB ao Grupo EDGE, contou com a presença do almirante-de-esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, diretor-geral do material da Marinha; do contra-almiranteEmerson Gaio Roberto, comandante da Força Aeronaval; do contra-almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, diretor de sistemas de armas da Marinha; contra-almirante Marcelo da Silva Gomes, diretor de gestão de programas da Marinha e diretor de comunicações e tecnologia da informação da Marinha; contra-almirante Sergio Blanco Ozório, diretor de aeronáutica da Marinha e capitão-tenente Cleiton Souza da Silva. Pouco depois de adquirir uma participação de 50% na SIATT, o Grupo EDGE anunciou uma grande expansão da base de fabricação da SIATT em São Paulo e dois contratos para entregar o MANSup e o MANSup-ER à MB e ao Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos.
“Ou encontraremos um caminho, ou faremos um.” (Aníbal, o Cartaginês)
Veja também: