Edição anterior (3648):
sexta-feira, 25 de outubro de 2024


Capa 3648
Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

25 de outubro de 2024


ANIVERSARIANTES AMIRP

Dia 25 - Paulo Roberto Bittencourt da Rocha, Donária Maria Miranda de Toledo Bull; dia 28 -Paulo Roberto Fernandes, Eduardo de Souza Simões, Ana Clara E. A. Gomes Bittencourt Gabrich, João Pedro E. A. Gomes Bittencourt Gabrich, Maria Eduarda Galuch Esteves A. G. Bittencourt, Julia Miranda de Toledo; dia 31 - Hélio Lúcio Hansel. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

g

TRINTA DE OUTUBRO DIA DO QUADRO DO MATERIAL BÉLICO

o Quadro de Material Bélico realiza o apoio logístico voltado para a manutenção do material bélico, a saber: os armamentos, as viaturas e as aeronaves, incluindo-se o suprimento de peças e conjuntos de reparação destinados a esses materiais, bem como, cuida ainda, do suprimento de combustíveis, óleos, graxas e lubrificantes para motores e máquinas.

O Exército Brasileiro criou o Quadro de Material Bélico, fruto da experiência da participação brasileira na II Guerra Mundial. Segundo estudiosos de história militar, a última grande guerra teria sido vencida, principalmente, pela Logística. Uma infraestrutura logística eficiente e rápida é essencial para as atividades de manutenção, transporte e suprimento. O Patrono do Quadro de Material Bélico é o Major Carlos Antônio Napion, nascido em 30 de outubro de 1757, militar e engenheiro dotado de cultura técnico-especializada na área do Material Bélico, veio, juntamente, com o Príncipe Regente D. João, em 1808, tendo recebido a missão de lançar as bases e promover o desenvolvimento da indústria bélica no Brasil.

f

g

CENTAURO II E CASCAVEL NG REALIZAM TESTES NO CENTRO DE AVALIAÇÕES DO EXÉRCITO

(Fonte: Exército Brasileiro, 27 de setembro de 2024)  O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, realizou uma série de testes com novas viaturas no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado em Guaratiba, Rio de Janeiro, reforçando sua capacidade de operação em diversos cenários.  As viaturas testadas foram a Centauro II e a Cascavel NG, tendo tecnologias avançadas para terrenos hostis. Durante os testes, especialistas do CAEx avaliaram o desempenho das viaturas em situações extremas, como terrenos acidentados e cenários de combate simulado. Em paralelo aos testes, o Exército realizou a cerimônia de batismo do míssil “Max”, um sistema de defesa de última geração. O míssil foi batizado em homenagem ao Sargento Max Wolf, herói da Força Expedicionária Brasileira - FEB. A filha do herói de guerra, a senhora Hilda Hilda Della Nina, participou do ato simbólico de batismo, expressando sua emoção e orgulho pelo reconhecimento ao legado de seu pai. A realização dos testes com novas viaturas e o batismo do míssil 'Max' simbolizam a busca constante do Exército por modernização, sem esquecer as raízes históricas que formaram a identidade da Instituição. Enquanto as novas viaturas representam o avanço tecnológico e a capacidade operacional crescente, o míssil 'Max' reflete o respeito e a gratidão a figuras heroicas como o Sargento Max Wolf, cuja bravura inspira as gerações atuais de militares. Com os testes e a cerimônia de batismo, o Exército Brasileiro reafirma seu compromisso com o aprimoramento de suas forças e a preservação de sua memória histórica, garantindo que tanto o presente quanto o futuro da Instituição sejam marcados por tecnologia de ponta e valores sólidos.

h

EXÉRCITO INSPECIONA ESTRUTURAS DE ENGENHARIA LANÇADAS NO RIO GRANDE DO SUL

(fonte: Noticiário do Exército, 18/10/2024) - Uma comitiva do Departamento de Engenharia e Construção do Exército esteve no Rio Grande do Sul para verificar algumas das estruturas de apoio à população, lançadas durante a Operação Taquari 2 (ação das Forças Armadas para ajudar a população do Rio Grande do Sul, afetada pela catástrofe das fortes chuvas e inundações que começaram no final de abril de 2024). Entre os dias 14 e 16 de outubro, a comitiva inspecionou a ponte logística lançada sobre o rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado, e as obras de preparação para o lançamento de uma segunda ponte logística na Rodovia RS-287, em Santa Maria. Esta segunda ponte facilitará o tráfego de pessoas e veículos que chegam e partem daquela cidade, uma das mais importantes da região. A ponte atualmente em funcionamento foi lançada em 30 de maio, pelo 3° Batalhão de Engenharia de Combate. Ela tem 60 metros de comprimento e capacidade para até 80 toneladas, recebendo um fluxo diário de cerca de 7.500 veículos. Com o lançamento da segunda ponte, ocorrerá um significativo incremento no fluxo de veículos e pessoas, melhorando as condições para população e economia da região. O Comandante Militar do Sul acredita que a operação na ponte logística deve perdurar por mais sete a oito meses e que a abertura do novo acesso aumentará o trânsito de veículos naquele ponto da Rodovia RS-287. A comitiva também vistoriou a ponte logística lançada sobre o rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado. As pontes lançadas pela Engenharia do Exército substituem provisoriamente aquelas afetadas pela crise climática que atingiu o Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano.  Ao todo, entre pontes logísticas, pontes M4T6, portadas leves e passadeiras, são nove os meios de engenharia do Exército que auxiliam a população gaúcha.

h

“É melhor receber críticas do que condolências.” (Golda Meir)

Edição anterior (3648):
sexta-feira, 25 de outubro de 2024


Capa 3648

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral