Edição anterior (3679):
sexta-feira, 22 de novembro de 2024


Capa 3679
Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

Aniversariantes AMIRP
ANIVERSARIANTES AMIRP Dia 22 - Mauro Martins Peixoto, Eliane de Jesus Abreu; dia 24 - Emilce Zanatta Quadrelli; dia 25 - Paulo Lucio Tesch Loureiro; dia 26 - Carlos Eduardo Cruz da Mota Mendes, Alcir Ribeiro; Sandra  Ferreira Stanisck Reis; dia 28 -         Edil Pereira da Silva, Lourdes Neves de Albuquerque, Marcela da Silva Martins, Moisés da Silva Martins, Octávio Pereira da Silva Neto. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades. (foto 2 - aniversariantes amirp)

foto 4  32 BIL
PASSAGEM DE COMANDO DO BATALHÃO D. PEDRO II a Coluna Vida Patriótica agradece o convite para a Solenidade de Passagem de Comando do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, Batalhão D. Pedro II, dia 9 de dezembro de 2024, às 10:00 H, em seu Quartel, Av. Duque de Caxias s/n, Quarteirão Presidência. O atual Comandante, Coronel de Infantaria Carlos Otavio Macedo de Sousa entregará o comando para o Tenente-Coronel de Infantaria Diogo Oliveira Genial. Um amigo que se despede de Petrópolis e um novo amigo chega à Cidade Imperial. Ao Coronel Macedo desejamos sucesso e felicidade nas futuras missões. Para o Tenente-Coronel Genial nossas boas vindas e também nossos votos de sucesso e felicidade na missão de comandar o “Nosso Batalhão”!   (foto 3 32 BIL Mth)

Foto 3
VINTE E QUATRO DE NOVEMBRO - DIA DO QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS DO EXÉRCITO (fonte: Noticiário do Exército)   O Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) é formado por militares que, após carreira como sargentos e subtenentes, atingiram o oficialato podendo prosseguir até o posto de capitão. Pelo valor e experiência adquirida na caserna, constituem-se em preciosos colaboradores desempenhando funções de chefia, de assessoramento e de confiança nas organizações militares. Trata-se da vivência a serviço da Força Terrestre.

Os oficiais QAO exercem diferentes funções em atividades das áreas de Administração Geral, Material Bélico, Músico, Topógrafo, Serviço de Saúde e Auxiliar de Estado-Maior Pessoal. O patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais é o Ten. Antônio João, nascido a 24 de novembro de 1823, que juntamente com  mais quinze comandados, morreu defendendo a Colônia Militar de Dourados contra as tropas paraguaias do Major Martín Urbieta, em 29 de dezembro de 1864. (foto 4 - Quadro Auxiliar)   (foto 5 - Ten. Antonio João)

Foto 4

Foto 5

ZUMBI DOS PALMARES DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 20 DE NOVEMBRO (Jorge da Rocha Santos; fonte Wikipédia) - O Quilombo dos Palmares localizava-se na atual região de União dos Palmares, estado de Alagoas. Era uma comunidade, quase do tamanho de Portugal, formada por escravos negros  fugidos. Sua população era de cerca de trinta mil pessoas. Zumbi nasceu livre em Palmares em 1655. Foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', aprendeu português e latim.

Em 1670 fugiu e retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta. Já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos. Em 1678 Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares. Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo.  Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido.  Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto. Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. (foto 5 - Zumbi dos Palmares)

Foto 6
1935 - INTENTONA COMUNISTA (Jorge da Rocha Santos) Rio de Janeiro, RJ, 27 de novembro de 1935, o grupo chefiado por Luís Carlos Prestes tinha a missão de implantar no Brasil uma ditadura comunista. Ordens vieram de Moscou para que o PCB agisse o mais rápido possível. Luís Carlos Prestes concordou com o desencadeamento do movimento armado que vitimou centenas de civis e militares. No Rio de Janeiro, no 3º Regimento de Infantaria (3ºRI), na Praia Vermelha, o capitão Agildo Barata Ribeiro auxiliado pelo tenente Francisco Antônio Leivas Otero e vários militares formavam uma célula comunista entre os oficiais e praças daquela unidade. Portanto, foi fácil para eles iniciar a rebelião na hora marcada. Às duas horas da manhã, apagaram-se as luzes. A escuridão favoreceu os amotinados que, assim, não podiam ser identificados. Militares que se opunham aos comunistas foram assassinados enquanto dormiam.

A ação determinada dos capitães Alexânio Bittencourt e Álvaro da Silva Braga impediu o sucesso comunista no Quartel da Praia Vermelha. O tiroteio foi intenso. Pela manhã do dia 27 de novembro, o 3ºRI estava cercado pelo Batalhão de Guardas, pelo 2º Batalhão de Caçadores e pelo 1º Grupo de Obuses. Às 13 horas, atendendo a uma intimação do general Eurico Gaspar Dutra, os rebeldes se renderam.  Meu pai, naquela época, 3º Sargento Waldemar Gonçalves dos Santos, servia no 3º RI e dele ouvi o relato da crueldade dos comunistas que, na calada da noite, não hesitaram em matar companheiros adormecidos em seus leitos. Covardes, como soem ser os atos terroristas. Dia 27 de novembro de 1935, “Dia da Vergonha”! Honra e glória aos heróis covardemente assassinados!  (foto 6 monumento)

“Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte.” (Caio Júlio César)

Edição anterior (3679):
sexta-feira, 22 de novembro de 2024


Capa 3679

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral