Edição anterior (3711):
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024


Capa 3711
Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

Aniversariantes

ANIVERSARIANTES AMIRP Dia 20 -Pedro Lucas Ferreira Cruz da Mota Mendes; dia 21 - Tatiana Cazarim Vieira Braga, Isabel Aparecida Vieira; dia 22 - Marilia Gomes Fiorini; dia 24 - Vera Lúcia da Costa Alvarez, Lavigne de Rezende Amaro,  Sheila Regina Gonçalves. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidade.

(foto 3  Dito popular)

DITO POPULAR “Falar pelos cotovelos”: Geralmente uma pessoa que costuma falar bastante e com desenvoltura, também gesticula de forma ampla, dando a impressão de que além de falar com a boca, também o faz gesticulando com mãos e braços, falando pelos cotovelos!

(foto 5  IME robótica)

ALUNOS DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (IME) SE DESTACARAM NO ROBÓTICA 2024 (fonte: Noticiário do Exército) - O maior evento de Robótica e Inteligência Artificial da América Latina foi realizado entre os dias 11 e 17 de novembro, em Goiânia. O IME participou com uma equipe formada por alunos de graduação, mestrado e doutorado, que disputou quatro modalidades da Competição Brasileira de Robótica. Essa disputa é voltada para pesquisadores e estudantes do ensino superior, médio e fundamental, e conta com 16 categorias que simulam desafios reais, nos quais robôs autônomos devem executar tarefas específicas sem intervenção humana. Entre as categorias disputadas, destacam-se o futebol de robôs, robôs de serviços domésticos, drones autônomos, entre outras.

Resultados do Instituto Militar de Engenharia: “Standard Platform League” 1º lugar; “Humanoid Entry-Level” 1º lugar; “Humanoid Robot Race” 1º lugar; “Small Size League” 5º lugar; “Flying Robots League” 6º lugar; “Desafio Flying Robots League” 3º lugar. O Robótica 2024 reuniu mais de 500 instituições do Brasil e de diversos países, atraindo mais de 2 mil participantes. O evento incluiu uma série de eventos menores, como a Competição Brasileira de Robótica, as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica, a Mostra Nacional de Robótica, o Simpósio Brasileiro de Robótica, o Workshop em Robótica Educacional e o Workshop de Teses e Dissertações em Robótica. Com entrada gratuita, o Robótica 2024 atraiu um grande público interessado em conhecer as inovações do setor. Além das competições, o Instituto Militar de Engenharia também participou do congresso científico, apresentando trabalhos acadêmicos no Simpósio Brasileiro de Robótica. Essa participação reforça a contribuição do Instituto para o avanço da pesquisa em Robótica e Inteligência Artificial, visando aumentar a capacidade tecnológica em áreas sensíveis não apenas para o desenvolvimento das capacidades militares, mas também para gerar inovação e desenvolver aplicações em setores civis mais abrangentes. (foto 4 robôs)

REMINISCÊNCIAS DE NATAL (Jorge da Rocha Santos) Entrevejo, por entre o véu da neblina de um tempo já passado, o alvorecer da minha vida. O encantado tempo de criança. Abro o relicário das ternas lembranças infantis e vislumbro aqueles entes queridos nas fainas dos preparativos da véspera do natal. Os adultos divididos entre os afazeres culinários, a arrumação da mesa para ceia e a armação da árvore de natal... As crianças, eufóricas, dentro de suas limitações, ansiosas por colaborar e participar. Recordo, com emoção, daquela árvore rústica, feita de cipestre, os ramos cobertos com algodão, os galhos com bolas coloridas penduradas e, agarrados neles, pequeninos castiçais providos de pregador metálico.

 (foto 6  árvore)
Nos castiçais, velinhas de diferentes matizes. Perto da meia noite, a família dirigia-se para igreja, juntando-se durante o trajeto, a outras famílias. Todos para assistirem a “Missa do Galo”. Nas ruas, as casas com as luzes acesas. A igreja, lotada e feericamente iluminada. O presépio montado com esmero. Dentre uma miríade de personagens e de cenas, o foco de uma estrelinha iluminava uma manjedoura. Nela, a Sagrada Família circundada pelas figuras dos pastores e animais domésticos. Um burburinho abafado dominava a nave. Súbito, o órgão iniciava seus acordes e o coral entoava “Hosana”. Adentravam o sacerdote e os sacristãos. Acendiam-se todas as luzes. Uma explosão de claridade. Todos, em devota contrição, ouviam as palavras do celebrante, oravam, recebiam a bênção e retornavam para suas residências. De volta ao lar, nos reuníamos ao redor da árvore de natal. As velinhas eram acesas e cantávamos “Noite Feliz”. Terminado o canto, com sopros as apagávamos. Em seguida, nos sentávamos à mesa e respeitosamente escutávamos a pequena oração proferida por nosso pai. Daí, iniciava-se a ceia, após a qual, tínhamos o consentimento paterno para abrir os presentes. Sempre uma surpresa! Tudo era paz, tudo era encantamento, tudo era alegria, mas acima de tudo, tudo era fé! Antes de tudo, Deus! Em cada atitude o preito de agradecimento e louvor ao Pai Amoroso e Bom que é Deus. A nós era ensinado que, se puséssemos Deus em tudo que fizéssemos, O encontraríamos em tudo que nos sucedesse. Hoje, na avalanche consumista que assola o planeta, não ouço, não vejo, pior, não sinto, pelas ruas, quiçá pelos lares, a elevação dos pensamentos a Deus. Logradouros, praças, avenidas, casas, prédios, lojas, tudo embelezado. Adornos de papais-noéis, renas, trenós, neve, presentes, velas, etc., porém, quase nenhuma menção à magna significação do Natal para a humanidade.  Justo nesta época, em que uma psicosfera de amor envolve o Planeta, justo nestes dias, em que se relembra e se comemora o nascimento de Jesus ocorrido há pouco mais de dois mil anos. Jesus que, em sua curta passagem pela Terra, teve por missão trazer para os homens as palavras que ecoariam através dos séculos. A mensagem permanente de paz, de igualdade, de amor, de fé: “Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!”. Renovação e reforma íntima este o significado do Natal. A todos um Feliz Natal! Que a Paz do Senhor reine em todos os lares.

 (foto 7- presépio)
“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados!” (Lucas 2-14)

Edição anterior (3711):
sexta-feira, 20 de dezembro de 2024


Capa 3711

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral