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sexta-feira, 15 de março de 2024


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Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

15 de março de 2024


ANIVERSARIANTES AMIRP

Dia 15 - Jorge Luiz Pinheiro, Regina Maria Figueiredo Carandina; dia 16 - Ana Regina Palmeira da Cunha; dia 17 - Lucy Marques dos Santos,  Rebecca Leal Caetano, Marcia Butturini Karl, Flávia Vieira; dia 19 - Jaime Nogueira de Oliveira; dia 20 - Milena Butturini KarlA Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

Aniversariantes AMIRP

DEZESSEIS DE MARÇO, 181º ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE PETRÓPOLIS

(Jorge da Rocha Santos; fontes: Wikipedia, Instituto Histórico de Petrópolis) - D. Pedro I, dirigindo-se para Minas Gerais pela Estrada Real, se encantou com a região de clima ameno no topo da Serra da Estrela e adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia.  Porém a Abdicação frustrou-lhe os planos. Seu filho, o Imperador D. Pedro II, autorizou, pelo Decreto Imperial nº 155, de 16 de março de 1843, o mordomo-mor da Casa Imperial, Paulo Barbosa da Silva arrendar a fazenda ao major e engenheiro militar alemão Júlio Frederico Koeler. No decreto, dom Pedro reservou para si um terreno para a construção de um palácio e doou outros para a construção de uma igreja, sob a invocação de São Pedro de Alcântara, e de um cemitério. Por sugestão de Paulo Barbosa, por analogia à cidade de São Petersburgo, na Rússia, foi dada à região o nome de Petrópolis, “Cidade de Pedro”.

O major Koeler, em seu projeto de uma cidade planejada realizou um “minucioso levantamento topográfico, previu a construção de casas de frente para os rios, para evitar a degradação das margens e águas, distanciamento da construção das casas em relação às vias públicas, ajardinamento das testadas e proteção, com gradis de madeira ou ferro, normas de parcelamento da terra, sistema de abastecimento de água, reflorestamento e preocupação com o meio ambiente”. O imperador não escondia sua predileção pela cidade que lhe permitia “ser um pouco mais ele mesmo”, onde encontrava a paz para “dedicar-se às atividades que verdadeiramente lhe causavam prazer, como os estudos e as leituras”. Porém, aonde o imperador ia, a corte ia atrás, e logo Petrópolis passou a ser ponto de encontro da elite política, financeira e cultural. A queda do Império não trouxe grandes transtornos à cidade. Petrópolis. foi uma cidade projetada, e os planos de construção da região central buscaram equilibrar as ações humanas e as características naturais, com o intuito de evitar desastres. Porém, a partir do fim do século XIX,  as instalações de indústrias, que utilizavam a energia hídrica, intervieram nos cursos dos rios, contribuiram para o aumento populacional e a ocupação das encostas que afetaram aquele equilíbrio planejado.  Em fevereiro de 1896, o Palacio Rio Negro foi comprado  pelo governo Estado do Rio de Janeiro para servir de sede e residência oficial do governador, durante o período em que a cidade de Petrópolis tornou-se capital do Estado do Rio de Janeiro. Em 1903 a capital retornou a Niterói, o Palácio foi incorporado ao Governo Federal e passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República. Por ali passaram Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Brás, Epitácio Pessoa, Artur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas, Gaspar Dutra, Café Filho, Juscelino Kubitschek, João Goulart e Costa e Silva. A economia de Petrópolis é baseada no turismo histórico cultural, na indústria e nos serviços. Merece destaque o comércio de roupas e a fabricação de cerveja e chocolate, sobretudo nos polos da Rua Teresa e Itaipava, que atraem compradores atacadistas e varejistas de todo o país. Petrópolis é a cidade sede de inúmeras cervejarias do Brasil e é o segundo maior polo cervejeiro do país. Em 27 de março de 1981, o Decreto n.º 85.849,  do Presidente João Baptista de Figueiredo, atribuiu para Petrópolis o título de Cidade Imperial. Parabéns Petrópolis pelos seus 181 anos! Parabéns Cidade Imperial!

D. Pedro  
D. Pedro


EMBRAER C-390 MILLENNIUM

Voo inaugural para Força Aérea Húngara (Jose Antonio Simões Bordeira. Fonte: Embraer Notícias, https://defense.embraer.com/br/pt/noticias . O primeiro C-390 Millennium da Força Aérea da Hungria completou com sucesso seu voo inaugural, em 09 de fevereiro de 2024, na unidade da Embraer de Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Nesse exitoso teste, a equipe da Embraer Defesa & Segurança voou, aproximadamente, quatro horas, para realizar uma avaliação completa da aeronave. Esse projeto teve seu marco inicial em novembro de 2020, quando o governo húngaro assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de dois C-390.

A Força Aérea Húngara especificou que a configuração das aeronaves deveria dispor de uma unidade de terapia intensiva para cumprimento de missões humanitárias. Vale ressaltar que a Embraer, ao aceitar implementar essa característica para as aeronaves, assumiu um desafio dado que é o primeiro C-390 a dispor dessa unidade de terapia. O avião militar tem grande autonomia de voo; transporta uma carga de 26 toneladas com velocidade de 470 nós (870 km/hora). Esses dados de voo superam aqueles de outros aviões de transporte militar de médio porte e permitem o cumprimento de inúmeras missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, podendo ainda operar em pistas não pavimentadas de terra compactada e cascalho. A Hungria foi o terceiro país a escolher o C-390. Inicialmente, tivemos o Brasil e Portugal. Seguiram-se: Áustria, Coreia do Sul, Holanda e República Tcheca que também optaram pelo versátil avião militar brasileiro. Concluído esse voo, a aeronave iniciará uma fase de testes antes da entrada em serviço no país europeu. O Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Sr. Bosco da Costa Junior, declarou após o teste: “Este voo inaugural é um marco importante para o programa C-390 da Hungria. O C-390 Millennium tem recebido reconhecimento internacional devido ao seu notável desempenho operacional e às suas capacidades, e a Embraer está aumentando a produção para atender à crescente demanda do mercado. É uma honra trabalhar com as Forças de Defesa da Hungria no fortalecimento de suas capacidades, oferecendo a melhor solução de transporte aéreo militar disponível. Estamos comprometidos em aprofundar ainda mais a parceria com as Forças de Defesa da Hungria e em prosseguir com esse apoio no futuro”. Há uma parte expressiva do país que, apesar de todas as dificuldades na travessia da atual quadra, prossegue, obstinado, na sua trajetória de levar o Brasil para a posição internacional que merece ocupar. (Nota: CEO: Chief  Executive  Officer - Diretor Executivo)

C 390 Millennium  
C 390 Millennium


“Enquanto se puder reduzir a despesa, não há direito de criar novos impostos.” (D. Pedro II)

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