Edição anterior (3718):
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024


Capa 3718
Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

Aniversariantes AMIRP

ANIVERSARIANTES AMIRP dezembro de 2024: Dia 27 - José Paulo Nunes de Jesus; dia 29 - Kurt Adolf Hamberger; dia 30 - Roberto de Oliveira; dia 31 - José Geraldo Chirigati, Vera Lucia Carvalho Vieira, Juan Guervich Teixeira. Janeiro de 2025: dia 1º- Maria Regina de Souza Andrade. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidade.

Foto 3

AGRADECIMENTOS (Jorge da Rocha Santos) Hoje, 27 de dezembro, a última Coluna Vida Patriótica deste ano de 2024. Conforme sua ética de pensamento e linha de conduta, Vida Patriótica, ao longo do ano, lembrou os fatos marcantes e dignificantes da História do Brasil; expôs os exemplos de trabalho, de estudo e de realizações das instituições de ensino que não obtiveram atenção da grande mídia, lembrou os trabalhos das Forças Armadas em prol do povo brasileiro.

É hora de agradecer. Vida Patriótica agradece, antes de tudo, aos seus leitores, a sua razão de ser; agradece ao Diário de Petrópolis, periódico cuja excelência é um fator de sucesso nesta Cidade de Imperial; agradece ao Dr. Paulo Antônio Carneiro Dias, Diretor-Presidente do Diário de Petrópolis, ao corpo de funcionários, à editora Jaqueline Gomes e ao programador/diagramador Robson Albergaria que finalizam a coluna. Vida Patriótica agradece aos estimados amigos e colaboradores José Antônio Simões Bordeira, Roberto Viana Maciel dos Santos, Descartes F. Pereira Nunes de Andrade, Marcos Balbi e Luiz Depine de Castro cujos artigos a enriqueceram e engrandeceram. Por fim e sobretudo, agradece a Deus!

Foto 4
O ANO BISSEXTO E ALGUMAS SUPERSTIÇÕES (SERÁ?) - (Jorge da Rocha Santos, fonte: BBC News. 29/02/2016; www, citymagazine.si , 30/12/2019; CNN Money, 20/12/2024) - O Império Romano foi governado por Júlio Cesar, de 49 AC a 44 AC. Naquele período, os astrônomos receberam a tarefa de melhorar o calendário romano antigo, que tinha 355 dias por ano com um mês extra de 22 dias a cada dois anos. Acreditava-se que o calendário havia se desencontrado completamente das estações climáticas. Assim foi criado o ano de 365 dias, com um dia a mais em alguns anos para incorporar as horas extras - dando origem ao ano bissexto. Em homenagem `a Júlio César o mês antes chamado de “quintilis” passou a ser denominado de Julius (Julho).  Alçado de importância, “quintilis” que tinha 30 dias. após mudar de nome, passou a ter 31 dias sob a denominação de Julius (julho).

De acordo com os escritos de um acadêmico parisiense do século XIII, chamado Sacrobosco, quando Otávio Augusto, sucessor de Júlio César, tornou-se imperador de Roma, também quis um mês com o nome dele e com a mesma importância em dias do mês dedicado a Júlio César. Assim, o mês “sextilis” que tinha 30 dias, ganhou mais um dia e teve o nome mudado para “Augustus” (agosto) e com 31 dias.  Então fevereiro, que tinha 29 dias ou 30 nos anos bissextos, cedeu um dia para agosto, passando fevereiro a ter 28 dias, sendo que nos anos bissextos teria 29 dias. Os romanos haviam escolhido o mês de fevereiro para adicionar o dia extra do ano bissexto por motivos supersticiosos, pois era o mês mais curto e o último do calendário, o que lhe conferia conotações negativas.  Em 1582, foi elaborado o Calendário Gregoriano que estabeleceu que seriam bissextos apenas os anos múltiplos de 4. Este ano de 2024 foi um ano bissexto. De acordo com o provérbio italiano "Anno bisesto, anno funesto", que significa: "Um ano bissexto é um ano sombrio", os italianos evitam planejar eventos importantes nos anos bissextos. Na Grécia, acredita-se que casar em um ano bissexto trará má sorte aos casais. Na Escócia, eles acreditam que um ano bissexto não é um bom ano, principalmente para o gado, por isso eles têm um ditado: "O ano bissexto nunca foi um bom ano para ovelhas". Na Rússia, eles não gostam do ano bissexto, pois dizem que traz mau tempo e também aumenta o risco de morte. Este ano de 2024 foi infausto para o Brasil: Rio Grande do Sul arrasado pelas inundações;  os maiores incêndios já ocorridos na região amazônica e no pantanal, com a fauna e a flora arrasadas; seca terrível na Amazônia e no centro oeste, onde rios antes caudalosos se reduziram a córregos, lavouras perdidas e o acionamento das usinas termoelétricas para geração de energia elétrica com as tarifas mais caras; o dólar disparou, o Brasil vendeu mais de 23,75 bilhões de dólares, a maior queima de reservas cambiais desde 1999, quando foram vendidos 8 bilhões de dólares. Ausência de confiança para investimentos estrangeiros no Brasil. Risco de inflação descontrolada. Pois é... ano bissexto não é fácil...Eu não sabia!

(foto 5  Feliz ano novo)
FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2025! (Jorge da Rocha Santos) “Não vos preocupeis com o dia de amanhã. A cada dia basta o seu mal” (Mateus 6-34).  O planeta Terra situa-se nos confins de nossa Galáxia. Um planeta onde predomina o mal. Talvez por essa razão colocado tão distante para que não incomodemos ou contaminemos com nossas imperfeições as civilizações de outros planetas. Aqui estamos para evoluir moralmente. Portanto, entendamos nossas dificuldades como provas a serem vencidas. Aqui estão os quatro cavaleiros do apocalipse: peste, guerra, fome e morte. Por isso, fortaleçamos nossos espíritos com a disposição de enfrentar as dificuldades que advierem.

Se nos derem um limão para chupar, vamos cortá-lo, espremê-lo, juntar água, adicionar açúcar e fazer uma refrescante limonada. Roguemos a Deus pelas nossas famílias, pelos nossos entes queridos. Que Ele nos proteja das doenças e fortaleça nossa saúde. Roguemos pelo Brasil, que Ele afaste as nuvens de pessimismo que pesam no horizonte. A caravana segue! Entremos em 2025 de cabeça erguida e confiantes, prontos para os desafios. Oremos por um Feliz 2025! Feliz Ano Novo!

“E tudo que pedirdes com fé, na oração, recebereis.” (Jesus Cristo, Mateus 21-32)

Edição anterior (3718):
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024


Capa 3718

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral