COLUNISTA
ANIVERSARIANTES AMIRP Dia 7 - Lucia Maria Clemente Fialho, Ophelia Walter Silveira, Sandra Maria Simas Bernardes Dias; dia 8 - Telma Teixeira Pereira; dia 9 - João Pedrosa de Miranda, Orlando Rodrigues; dia 10 - José Fernandes de Oliveira, dia 12 - Carlos Luiz Affonso, Luiz Ramos Gomes; dia 13 - Guilhermina Pinheiro Martins.A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.
DIA OITO DE FEVEREIRO, DIA DO MAGISTÉRIO EXÉRCITO (Fonte: Noticiário do Exército, Patronos) - Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida,natural de Santa Catarina, nasceu na cidade do Desterro, atual Florianópolis, no dia 8 de fevereiro de 1853.Ingressou no Exército em 29 de dezembro de 1869, aos 16 anos, como praça do 1º Batalhão de Artilharia a Pé, de onde saiu para cursar a Escola Militar no Rio de Janeiro. Em 1874, concluiu, com distinção, o Curso de Formação de Oficiais.Em 1876, ainda como Primeiro-Tenente, alcançou o grau de doutor em Ciências Físicas e Matemáticas. Na Escola Militar da Praia Vermelha, atuou como docente das disciplinas de Geometria Analítica e Cálculo.Em sua carreira, Trompowsky comandou, interinamente, o Colégio Militar do Rio de Janeiro. Também foi comandante da Escola Militar da Praia Vermelha e exerceu o magistério na hoje denominada Escola de Comando e Estado-Maior.
Além de professor exemplar, destacou-se em outras missões que lhe foram confiadas. No exterior, foi Adido Militar junto às legações brasileiras na Grã-Bretanha, Suíça e Itália (1905-1907), e também atuou como assessor de Rui Barbosa na Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda (1906).Depois da promoção a General e de exercer dois comandos operacionais no Rio Grande do Sul, foi enviado à Europa para estudar os progressos do ensino naquele continente e aplicá-los nos estabelecimentos de ensino militar brasileiros. Ao retornar, assumiu a função de Inspetor do Ensino Militar da República, implementando significativas mudanças nas Escolas Militares.Trompowsky deixou estudos abrangentes sobre História Militar e Organização do Exército, livros sobre Matemática e inúmeros textos e artigos: “A importância do Moral na Guerra”; “O Civismo”; “A Necessidade do Exército instruído e bem comandado”, entre outros.Em 1919, aos 66 anos, foi reformado como Marechal. Sete anos mais tarde, o mestre faleceu, aos 73 anos. Destes, quase cinco décadas foram dedicadas ao Exército e, principalmente, ao Magistério Militar, razão pela qual ele foi escolhido para ser o Patrono do Magistério do Exército.
ACADEMIA DA FORÇA AÉREA INICIA INSTRUÇÃO AÉREA NO TUCANO T-27M (fontes: Agência Força Aérea, Tenente Chayanne;defesanet, Ricardo Fan, 30 de janeiro de 2025) - A Academia da Força Aérea (AFA), no dia 23/01, deu início à primeira instrução aérea do ano, com o voo do Cadete Aviador Hilton Maia Lourenço, sob a instrução do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. Dessa forma, os Cadetes Aviadores da Turma Ártemis iniciaram, oficialmente, as atividades aéreas no Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), voando na aeronave Tucano T-27M. Antes desse voo histórico, houve um intenso preparo para garantir a segurança operacional. “Há alguns dias, o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis vinha se preparando para esse momento. Ele realizou sua readaptação, passou pela instrução aérea e cumpriu todos os pré-requisitos. Isso serve como exemplo e se torna um catalisador para os nossos jovens Cadetes que estão iniciando a atividade aérea. O instrutor de hoje pode ser o aluno de amanhã”, afirmou o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri. O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, celebrou o acontecimento, destacando que é na AFA que tudo começa. “A atividade-fim da Direção de Ensino é a instrução e ter um Oficial do Alto-Comando participando é extremamente importante. Ele pode observar de perto essa dinâmica, perceber o que mudou desde a época em que era cadete e testemunhar a seriedade com que transformamos toda essa bagagem de experiência na excelência do ensino da atividade aérea. No caso específico do Brigadeiro Reis, ainda tivemos a oportunidade de homenagear o instrutor com o maior número de horas de voo no T-27”, ressaltou. Para o Tenente-Brigadeiro do Ar Reis, foi um momento único estar presente com os Cadetes nessa ocasião. “Essa é a última fase de uma longa jornada como estudantes. Em breve, estarão realizando o sonho de se tornarem Aspirantes a Oficial Aviador e, participar desse momento com eles, é extremamente gratificante. É uma oportunidade de compartilhar a expectativa deles sobre o que o ano reserva e, ao mesmo tempo, oferecer palavras de incentivo, participando ativamente do processo de instrução”, concluiu.
SUBMARINO TONELERO REALIZA IMERSÃO DINÂMICA(Fontes:ItaguaíConstruções Navais- ICN;Defesa Aérea e Naval, Guilherme Wiltgen, 30 de janeiro de 2025,Evellyn Sousa) - A Itaguaí Construções Navais (ICN) alcançou no dia 30 de janeiro mais um marco do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), com a realização da imersão dinâmica do Submarino Tonelero (S 42), o terceiro submarino de propulsão diesel-elétrica. A Imersão Dinâmica tem como principal objetivo validar a capacidade de ocultação, permanência e recarga de baterias no mar, além de avaliar a operacionalização da guarita de salvamento e o controle atmosférico interno do submarino. Esse procedimento representa um importante marco industrial e precede entregas ainda mais desafiadoras. A imersão dinâmica de um submarino ocorre quando o mesmo utiliza em conjugado, a sua propulsão e seus lemes horizontais, aliados ao seu casco hidrodinâmico, vencendo a resistência e o atrito com o meio líquido, direcionando o casco para baixo e mergulhando com o submarino sem a dependência dos seus tanques de lastro. Para garantir a segurança e a precisão da manobra, diversos testes preparatórios foram conduzidos pela ICN para assegurar o sucesso da imersão. Além disso, a Marinha do Brasil, com o apoio do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché, realizou uma rigorosa Inspeção de Segurança para reforçar a confiabilidade da operação e a preparação da tripulação. Com a conclusão bem-sucedida da 1ª Imersão Dinâmica, a próxima fase será a Imersão em Grande Profundidade. Esse teste avaliará a resistência do casco às pressões exercidas em profundidades operacionais máximas, bem como o funcionamento de sistemas essenciais para a segurança e eficiência do submarino. A previsão para a incorporação do submarino Tonelero à Marinha do Brasil é para o segundo semestre de 2025. O PROSUB é uma das iniciativas mais ambiciosas e estratégicas das Forças Armadas brasileiras, projetado para fortalecer a capacidade de defesa do país e assegurar a proteção das suas vastas riquezas marítimas, especialmente na região do pré-sal. Lançado oficialmente em 2008, o Programa é parte fundamental do esforço do Brasil para modernizar sua Força Naval e garantir a Soberania Nacional.
"Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas"(John Maxwell)
Veja também: