Edição: sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

21 de fevereiro de 2025


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Dia 22 - Carmem Lúcia Klippel Fofano; dia 24 - Bárbara dos Santos Moreira, Fernando dos Santos, Jorge Luiz de Castro Theobald; dia 26 - Regina Portugal Rizzo de Oliveira. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

f


OITENTA ANOS DA TOMADA DE MONTE CASTELO

No dia 21 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora um de seus maiores feitos em campo de batalha, a Tomada de Monte Castelo, pelos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 1945, durante a II Guerra Mundial. Apesar das adversidades impostas pelo rigoroso inverno europeu, nossos bravos desalojaram o inimigo de posições fortificadas, conquistaram elevações de importância tática e impuseram rendição incondicional. Em Monte Castelo, a posição alemã, com domínio de fogo, era quase inexpugnável.

Dentro do planejamento, a conquista dessa elevação era de prioridade extrema, para romper a Linha Gótica inimiga, o que permitiria o avanço das tropas aliadas. Embora tenha sido rechaçada por três vezes, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária atacou. Apesar do frio, do terreno íngreme e lamacento, da neve, de todos os óbices interpostos, depois de renhida luta, Monte Castelo foi conquistado, tornando-se palco de manifestações de regozijo e êxtase por parte dos nossos soldados.

d


O VALOR EMBLEMÁTICO DE MONTE CASTELO

A Tomada de Monte Castelo, no Teatro de Operações da Itália, no dia 21 de fevereiro de 1945, durante o curso da 2ª Guerra Mundial, foi muito significativa para nós brasileiros. Essa batalha mostrou para o mundo o valor combatente do nosso soldado, até então restrito à América do Sul. O Exército Brasileiro ombreou-se em capacidade combativa aos seus pares americanos, ingleses, franceses e outros. A tenaz resistência do Exército Alemão, de sobeja aptidão combatente, honrou e valorizou a vitória das armas brasileiras.

Não somos anacrônicos, a querer viver em uma janela do passado. Todavia, o culto da tradição é importante e muito valorizado pelas grandes potências mundiais.
A tradição é emblemática, ela simboliza a passagem de bastão entre as gerações, dos exemplos e das responsabilidades.  O presente é um legado do passado. Lições de vida. Assistimos Rússia, China, Estados Unidos, Inglaterra e outros países valorizarem seus vultos históricos e seus feitos de armas. No Brasil, por ignotas razões, pouco são valorizados as grandes personalidades civis e militares que nos projetaram no concerto das nações: Bartolomeu de Gusmão, Santos Dumont, Ruy Barbosa, Oswaldo Cruz, Caxias, Tamandaré, Osório, etc. Hoje, comemoram-se 80 anos da Tomada de Monte Castelo! Honra e Glória ao Soldado Brasileiro! “Brasil Acima de Tudo”!

f


1º TENENTE APOLLO MIGUEL REZK - HERÓI BRASILEIRO

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) permaneceu ininterruptamente duzentos e trinta e nove dias em combate. Das quarenta e quatro divisões do Exército Americano que combateram no Norte da África e na Europa entre novembro de 1942 e maio de 1945, apenas doze estiveram ininterruptamente mais dias em combate que a FEB. O Exército Brasileiro, nos campos de batalha da Europa, mostrou o valor de seus soldados. A capacidade do homem brasileiro e a sua bravura foram reconhecidos. O Primeiro Tenente Apollo Miguel Rezk, do 1º Regimento de Infantaria, Regimento Sampaio, mereceu a mais alta comenda das forças aliadas na Itália que estavam sob o comando do Quinto Exército Americano.Em 12 de dezembro de 1944, em Monte Castelo, comandando seu pelotão, o Ten Apollo conquistou importante posição alemã, após violento combate.
Pela bravura demonstrada nessa ação, foi agraciado pelo alto comando americano com a "Silver Star". Em 24 de fevereiro de 1945, na conquista de La Serra, à frente de seu pelotão, atravessou extenso campo minado sob pesada resistência alemã.  Sua posição estava cercada de metralhadoras inimigas, à esquerda, à frente e `a direita, seis ao todo, as mais próximas distavam cerca de 15 metros do objetivo alcançado, e as mais afastadas, 80 metros. Suportou contra-ataques e esteve cercado durante quase toda a primeira noite. Fez cinco prisioneiros. Ferido em combate às 23 horas do dia 23, só pôde ser evacuado na manhã seguinte, às 10 horas, devido ao intenso bombardeio da artilharia e de morteiros a que estava sujeita a posição.


Sua audácia em marchar para o objetivo fixado, que sabia fortemente defendido, completou-se com a decisão de manter a posição conquistada. Mesmo ferido, contra-atacado e cercado, não a abandonou. Demonstrou coragem, responsabilidade, tenacidade, vontade, espírito de sacrifício, honra e senso de cumprimento do dever. Pela sua destacada ação em La Serra, o Ten Apollo recebeu dos Estados Unidos da América a “Cruz de Serviços Distintos”, cujo valor hierárquico é maior que a “Silver Star”, que já havia recebido em Monte Castelo. Foi um dos poucos combatentes não americanos, em todo o mundo, condecorado com tão importante comenda.

f

f


“O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o meu saber consiste  em saber que nada sei.” (Sócrates)

Edição: sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral