COLUNISTA
ANIVERSARIANTES AMIRP - Abril: dia 26 - Ricardo José Justem, Valdilea Silva dos Santos, Helena Joaquim Justem; dia 27 - Tânia Maria do Evangelho Leal Caetano. Maio: dia 1º - Jair da Costa Xavier. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades. (foto 2 - aniversariantes amirp)
COLÉGIOS MILITARES CONQUISTAM PRÊMIOS NA FEIRA DE CIÊNCIAS DA USP (fonte: Portal R3, CCOMSEX, 27 de março de 2024) - O Sistema Colégio Militar do Brasil conquistou 20 prêmios, em 17 categorias, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu entre os dias 18 e 22 de março na Universidade de São Paulo (USP). O Projeto Minerva, do Colégio Militar de Manaus, recebeu seis premiações. Ao todo, nove Colégios Militares chegaram à fase final presencial, apresentando 12 projetos científicos, caracterizados pelo saber investigativo, pela inovação e, principalmente, pelo aspecto empreendedor com consequências benéficas à sociedade.
Na mostra deste ano, apresentaram projetos de pesquisa os Colégios Militares de Belo Horizonte, Recife, Manaus, Campo Grande, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.Estimulados para a cultura científica pelos seus professores e pelos colégios que integram o sistema, os alunos passaram por um processo de seleção entre mais de 2 mil trabalhos apresentados, representando todos os estados. Os projetos foram examinados por professores universitários e pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa do Brasil até fazerem parte do universo dos 226 projetos finalistas. (foto 3 Colégio Militar)
GEOPARQUE DE UBERABA (fontes: Serviço Geológico do Brasil-CPRM, 28 de março de 2024) - Geoparque de Uberaba é reconhecido pela UNESCO como geoparque mundial. Definiu-se como área para o geoparque todo município de Uberaba totalizando 4.540,51 km². Foram inventariados e descritos 12 sítios, sendo 7 geossítios e 5 sítios históricos e culturais. O Brasil tem mais um geoparque reconhecido mundialmente, após estudos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que embasaram a proposta. No dia 27 de março, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) anunciou a chancela do Geoparque de Uberaba Terra dos Gigantes, no Triângulo Mineiro.
Com ostatus, o Geoparque Uberaba se une aos outros 212 geoparques de 48 países - sendo cinco brasileiros - que já fazem parte da Rede Global de Geoparques, ganhando visibilidade e notoriedade internacional. O local é o primeiro geoparque do estado de Minas Gerais e da Região Sudeste, sendo também o único de todas as Américas a ser chancelado pela UNESCO em 2024. O diferencial deste geoparque e sua relevância geocientífica se devem aos fósseis de dinossauros e de outras espécies que foram descobertos no local. Existem geossítios de interesse paleontológico, que podem ser visitados e precisam ser geoconservados, pois foram locais de descobertas de fósseis e podem ainda revelar novas descobertas, explicou o geólogo Carlos Schobbenhaus, um dos idealizadores do Projeto Geoparques do SGB e co-autor do estudo sobre a proposta do Geoparque Uberaba, publicado em 2012. Mais de 10 mil fósseis e 38 hectares de floresta preservada podem ser encontrados no recém-criado geoparque de Uberaba, Brasil. (foto 4 dinossauro)
PONTE RIO-NITERÓI 50 ANOS. (Jose Antonio Simões Bordeira. Fonte: Revista da Cultura Funceb nº 21, maio 2013, consultada em 27 de março de 2024). Há 50 anos, a Ponte Presidente Costa e Silva foi inaugurada. No dia 4 de março de 1974, a monumental obra foi entregue ao tráfego entre as duas cidades. A ideia do projeto remonta ao final do século XIX, no 2º Reinado, quando o Imperador Pedro II examinava a possibilidade de uma ponte que unisse as cidades, separadas pela Baía de Guanabara. A alternativa de ligá-las é uma viagem terrestre de 120 km, contornando a baía, passando pelo município de Magé. Em 1963, a viabilidade do projeto foi analisada por um Grupo de Estudos. Esse estudo ensejou a criação de uma comissão para tratar do projeto inicial da construção da ponte. Em 1967, Mario Andreazza, ao assumir o Ministério dos Transportes, trazia do Presidente Costa e Silva a decisão de realizar a obra. O ministro e sua equipe estudaram toda a documentação já elaborada sobre o projeto. Os projetos executivos da ponte foram realizados pelas empresas: a brasileira Escritório de Engenharia Antonio Noronha e a americana Howard Needles, Tammen and Bergendorf Inc. Em agosto de 1968, o Legislativo, por solicitação do governo, aprovou a execução da obra. Realizada a concorrência, definiram-se os executores: Consórcio Construtor Rio-Niterói e duas empresas americanas: Readpath Dorman Long Ltd e The Cleveland Bridge and Engineering Co. As obras foram iniciadas em janeiro de 1969. A complexidade da obra apresentou uma série de problemas técnicos e administrativos. Em 1971, as dificuldades na execução das obras de concreto armado obrigaram a revisão na condução do empreendimento. O governo do Presidente Médici, ouvindo as razões do Ministro Andreazza, decidiu rescindir o contrato inicial relativo às obras de concreto e confiar esses trabalhos ao Consórcio Guanabara (empresas brasileiras: Construtoras Camargo Corrêa, Mendes Junior e Rabello) E, assim, foi criada a Empresa de Construção e Exploração da Ponte Rio-Niterói ECEX que passou a coordenar todos os trabalhos de execução da obra: supervisão dos trabalhos a cargo das empresas projetistas; comissão especial de locação da ponte com a participação do Exército Brasileiro; execução das peças de concreto pelo consórcio brasileiro e das estruturas metálicas ficaram a cargo das empresas americanas. Os trabalhos da obra apresentaram desafios de engenharia consideráveis: a busca de apoio firme no fundo da baía para os pilares de sustentação dos tabuleiros de rolagem, a exigência de um grande vão central por conta do canal de navegação; a limitação de altura máxima em razão das operações do tráfego aéreo do aeroporto Santos Dumont. Todas essas exigências conduziram a um esforço de engenharia considerável e deve-se lembrar que foram solucionadas com as técnicas disponíveis há mais de 50 anos. A ponte apresenta um comprimento total de 13 km, sendo 9 km sobre o mar, um vão livre central de 300 m e a 72 m acima do nível do mar. Uma obra memorável da engenharia brasileira que deve ser celebrada por sua grande importância e para homenagear aquela geração de trabalhadores, técnicos, engenheiros e administradores do governo que a concluíram. (foto 5 Ponte Rio Niterói)
Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos. (Benjamin Franklin)
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