Edição: sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

ANIVERSARIANTES AMIRP dia 18 Antônio Eugênio de Azevedo Taulois, Paula Vieira Miranda, Érica Pacheco de Oliveira, Ana Paula Barbosa Clemente, Cirene Simas Huguenim; dia 19 - Terezinha de Fátima Lobo; dia 20 -  Elza Rodrigues da Motta Oliveira; dia 22 - Gilberto Aloisio Amaro; dia 23 - Lúcio Ricardo Mendonça Mario. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

Aniversariantes AMIRP

TRIGÉSIMO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DA RESERVA DE PETRÓPOLIS AMIRP - (Jorge da Rocha Santos) Dia 16 de outubro no calendário da Igreja Católica é o dia de Santa Edwiges, a Santa dos pobres, dos desempregados e dos endividados. Nesse dia, no ano de 1993, uma plêiade de desprendidos militares da reserva residentes em Petrópolis idealizou e pôs em execução a criação de uma associação que congraçasse a família militar residente nesta Cidade Imperial e também aquelas que se identificassem com os ideais de patriotismo e valores cristãos.

Santa Edwiges foi escolhida padroeira da AMIRP pelo exemplo de solidariedade social de sua vida no auxílio dos necessitados. O Coronel Ricardo Ferreira de Moura é o atual Presidente da AMIRP. Mantendo-se a tradição,ontem, dia 16 de outubro, às 10:00 horas, ocorreu a missa de ação de graças na Igreja de Santa Edwiges, Rua Mathias Hillen 90, bairro Mosela e às 16:00 horas, na sede da AMIRP, Rua Paulo Barbosa 147, sala 9, com a presença de vários associados, a cerimônia comemorativa da significativa data. Elevemos à Santa Edwiges, padroeira da AMIRP, as nossas preces pelo Brasil e pela nossa querida Associação dos Militares de Reserva de Petrópolis.

(foto  3 AMIRP)

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO RESGATA TRABALHADOR RURAL ATACADO POR ONÇA NO PANTANAL DE MATO GROSSO DO SUL (Jorge da Rocha Santos; fontes: www.eb.mil.br ; Campo Grande News, Ângela Kempfer , 10/10/2025) - No dia 4 de outubro de 2025, em mais uma ação que demonstra a prontidão e a operacionalidade do Exército Brasileiro, militares do Pelotão de Busca e Salvamento (SAR) do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), sediado em Campo Grande, MS, realizaram o resgate noturno de uma vítima de ataque de onça no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O primeiro atendimento à vítima, o trabalhador rural da Fazenda Milagres, Flávio Ricardo Espírito Santo, de 28 anos, foi feito pela Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, sediada na Base Avançada de Lourdes, distante 45 quilômetros do local do ataque. Em razão da localização remota da Fazenda Milagres, uma das regiões mais isoladas do Pantanal sul-mato-grossense, as equipes de socorro levaram cerca de 2 horas para chegar até a vítima por terra. Para garantir o melhor atendimento à vítima em estado grave e por se tratar de uma evacuação aeromédica noturna, o Exército Brasileiro foi acionado. Foi deslocado para região a aeronave HM-1A Pantera, do 3º BAvEx, dotada de tecnologia de visão noturna. O piloto da aeronave, Major Sinzato, explica que a utilização da visão noturna foi fundamental para o sucesso da missão. “O voo foi realizado com as técnicas de visão noturna. Sem essas técnicas, seria impossível realizar o resgate do ferido”. Com a utilização de equipamentos de alta tecnologia, a tripulação conseguiu ter a visibilidade necessária e adequada ao voo. A ação coordenada pelo Comando Militar do Oeste evidencia mais uma vez a capacidade técnica da Aviação e a pronta-resposta do Exército Brasileiro, composto por tropas que passam por rigoroso treinamento e estão sempre prontas para o cumprimento das missões. Nota de Vida Patriótica: “SAR” sigla internacional que significa “Search And Rescue” (Busca e Salvamento)

(foto 4 Aviação do Exército)
VINTE E TRÊS DE OUTUBRO - DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E DO AVIADOR (Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato) - No dia vinte e três de outubro lembramos mais uma vez do que os jornais da época chamaram de “minuto célebre na história da aviação”. Minuto no qual Alberto Santos Dumont, 119 anos atrás, no comando do 14-Bis, provou que o "Mais Pesado que o Ar" pode voar. Nosso mais ilustre aviador, num voo conduzido a poucos metros do chão, percorreu o Campo de Bagatelle, em Paris, levando consigo os olhares maravilhados de espectadores que, impulsionados por aquele feito, reforçaram suas esperanças no futuro que estaria por vir. Assim, naquele singelo minuto de glória, Santos Dumont concretizou um sonho que acompanhava a humanidade há séculos.

Sonho tão vigoroso e encantador que, desde a figura mítica de Ícaro, encontrou corajosos sonhadores que doaram suas próprias vidas em busca do dom dos pássaros. Sonho que, ainda hoje, permanece aceso e flamejante no nosso meio. Vivo e vibrante nos anseios de cada aviador. O feito de Santos Dumont não foi fruto da sorte ou do acaso. Esse valente brasileiro, amante do estudo, da persistência e da disciplina, conquistou os ares por consequência dessas e outras tantas virtudes. Teve a coragem de enfrentar, não só os perigos de uma dimensão ainda muito pouco conhecida, que tantas vidas já havia consumido, mas também teve a bravura de defrontar o lugar comum, a ordem natural reinante. Dedicação e coragem foram as virtudes que levaram o "Pai da Aviação" à sua invenção, porém, a simplicidade foi a virtude que fez de Santos Dumont o grande homem que ele é. Santos Dumont fez surgir o profissional que, assim como ele, ama o estudo, a persistência e a disciplina. São homens e mulheres que passam por longos e árduos treinamentos para garantir o voo seguro e preciso. Ademais, o aviador é convicto de que o produto do seu esforço é muito maior do que ele próprio. Suas asas levam a segurança e a defesa da Nação, levam o alívio do resgate e conduzem o suprimento para abastecer as mais diversas necessidades.

 (foto 5 Força Aérea Brasileira)

“Quem não leva a sério a preparação de algo, está se preparando para o fracasso.” (Benjamin Franklin)

Edição: sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral