Edição: sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica


ANIVERSARIANTES AMIRP Dia 6 - Nilo Sergio Franck Junior; dia 7 - Lucia Maria Clemente Fialho, Ophelia Walter Silveira, Sandra Maria Simas Bernardes Dias; dia 8 - Telma Teixeira Pereira, dia 9 - João Pedrosa de Miranda, Orlando Rodrigues; dia 10 - José Fernandes de Oliveira; dia 12 - Carlos Luiz Affonso, Luiz Ramos Gomes. A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

Aniversariantes AMIRP
DIA OITO DE FEVEREIRO, DIA DO MAGISTÉRIO EXÉRCITO (Fonte: Noticiário do Exército, Patronos) - Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, natural de Santa Catarina, nasceu na cidade do Desterro, atual Florianópolis, no dia 8 de fevereiro de 1853. Ingressou no Exército em 29 de dezembro de 1869, aos 16 anos, como praça do 1º Batalhão de Artilharia a Pé, de onde saiu para cursar a Escola Militar no Rio de Janeiro. Em 1874, concluiu, com distinção, o Curso de Formação de Oficiais. Em 1876, ainda como Primeiro-Tenente, alcançou o grau de doutor em Ciências Físicas e Matemáticas. Na Escola Militar da Praia Vermelha, atuou como docente das disciplinas de Geometria Analítica e Cálculo. Em sua carreira, Trompowsky comandou, interinamente, o Colégio Militar do Rio de Janeiro. Também foi comandante da Escola Militar da Praia Vermelha e exerceu o magistério na hoje denominada Escola de Comando e Estado-Maior.

Além de professor exemplar, destacou-se em outras missões que lhe foram confiadas. No exterior, foi Adido Militar junto às legações brasileiras na Grã-Bretanha, Suíça e Itália (1905-1907), e também atuou como assessor de Rui Barbosa na Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda (1906). Depois da promoção a General e de exercer dois comandos operacionais no Rio Grande do Sul, foi enviado à Europa para estudar os progressos do ensino naquele continente e aplicá-los nos estabelecimentos de ensino militar brasileiros. Ao retornar, assumiu a função de Inspetor do Ensino Militar da República, implementando significativas mudanças nas Escolas Militares. Trompowsky deixou estudos abrangentes sobre História Militar e Organização do Exército, livros sobre Matemática e inúmeros textos e artigos: “A importância do Moral na Guerra”; “O Civismo”; “A Necessidade do Exército instruído e bem comandado”, entre outros. Em 1919, aos 66 anos, foi reformado como Marechal. Sete anos mais tarde, o mestre faleceu, aos 73 anos. Destes, quase cinco décadas foram dedicadas ao Exército e, principalmente, ao Magistério Militar, razão pela qual ele foi escolhido para ser o Patrono do Magistério do Exército.

 (foto 3  Marechal Trompowisky)
LUTO NO MONTANHISMO PETROPOLITANO E NA AMIRP (Jorge da Rocha Santos, fonte: Paulo Lúcio Tesch Loureiro) - Dia 27 de janeiro, faleceu o Tenente Paulo Lúcio da Cruz Loureiro, que ingressou como praça no Exército Brasileiro no ano de 1962, no 1º Batalhão de Caçadores, atual 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha cumprindo seu dever de cidadão para o serviço militar. No Exército deparou-se com o universo de oportunidades que a Força Terrestre oferece. Seu espírito intimorato o fez voluntário para o Curso Básico de Paraquedista Militar no então Núcleo da Divisão Aeroterrestre, atual Brigada de Infantaria Paraquedista, Vila Militar, Rio de Janeiro, RJ. Foi o encontro do seu destino, a paixão de sua vida profissional, à qual se dedicou e deu tudo de si, galgando por sua capacidade todos os difíceis cursos da escalada paraquedista: Mestre de Salto, Comandos, Precursor e Forças Especiais. Neles aplicou e transmitiu toda sua expertise de escalador montanhista contribuindo para um notável salto de qualidade na formação dos escaladores militares.

(foto 4  Paulo Lúcio) (foto 5  escalada Paulo Lúcio)
Ao aposentar-se filiou-se à Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis AMIRP, na qual participou ativamente da administração integrando os conselhos Fiscal e Consultivo. Presidente da associação por dois períodos contribuiu sobremaneira para congregar o quadro social. Paulo Lúcio cedo despertou para o montanhismo tendo se associado, em 1958, com a idade de 15 anos, ao Centro Excursionista de Petrópolis, logo após a sua fundação, do qual foi Sócio Proprietário e veio a ser Presidente em 2008. Sua aptidão, habilidade e capacidade no montanhismo conduziram a que, aos 17 anos, fosse declarado “Guia de Montanha e Cordada”. Ao lado de grandes escaladores como Luiz Carlos Vogel, Gilberto Aloísio Amaro, Endre De Gyalókay e Eduardo Moreira Gomes, fez parte da grande onda de escaladores petropolitanos que conquistaram vias icônicas e fundamentais para o avanço da escalada em Petrópolis no final da década de 1960. Conquistou várias vias de escalada e algumas batizou em homenagem à sua família: fissura “Vera Regina”, sua esposa, na Pedra do Itamarati, paredões “Ana Paula”, “Paulinho” e “Ana Cristina”, seus filhos, no Morro da Samambaia e no Morro da Reunião, no Bonfim. Essas vias tornaram-se clássicas e atestam o desenvolvimento do conceito de escalada limpa. Em 1970 conquistou o incrível Teto Penna da Rocha, no Morro da Samambaia, à época, o maior teto do Brasil. Foi o primeiro montanhista a percorrer, em um dia, os 45km da travessia Petrópolis/Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, caminhando da praça de Corrêas em Petrópolis, até a praça do Alto em Teresópolis. Paulo Lúcio partiu. Rumo ao infinito foi seu último salto. A perda foi grande sem dúvida, mas também é justo reconhecer o quanto todos ganharam com a história e o exemplo que ele deixou. Cumpriu plenamente sua missão terrena: soube fazer amigos, educou os filhos, foi um companheiro exemplar para sua esposa Vera Regina e dedicou-se ao seu dever de soldado doando-se integralmente ao Exército Brasileiro e à Brigada de Infantaria Paraquedista.

(foto 4  Paulo Lúcio) (foto 5  escalada Paulo Lúcio)
"Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas" (John Maxwell)

Edição: sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral