Edição anterior (3486):
sexta-feira, 24 de maio de 2024


Capa 3486
Vida Patriótica

COLUNISTA

Vida Patriótica

Aniversariantes

ANIVERSARIANTES AMIRP Maio: Dia 25 - Juliana dos Santos Silva, Marlene Maciel Teixeira; dia 26 Jaqueline Gomes, Augusto Xavier da Silva, Lair Pinto; dia 27 - Alcione de Souza Corrêa, Pamela Grion de Miranda; dia 28 - Jorge da Rocha Santos, Carolina Avilla Simas Bernardes; dia 29 - Emanuel Augusto Fassano Cesar, Elaine Pacheco de Oliveira; dia 30 - Vera Alves Cogliatti. Junho: Dia 1º - Edilene Pereira Borges Carlos, Darly Vieira Machado Bento; dia 2 - Lorenzo Ciambelli Oliveira Louzada de Souza;

dia 3 - Maria Aparecida Torres Viana; dia 4 - Fernando Stockler, Pedro Henrique Masson Franck, Eliane de Fatima Luiz Borba, Altino Barros de Oliveira; dia 5 - Lenir Schmidt de Alcantara, Silvana de Almeida Pacheco; dia 6 - Regina Walter Silveira.  A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades.

Redator
NOTA DO REDATOR Devido ao feriado do Corpus Christi, em 30 de maio, quinta feira, a redação do Diário de Petrópolis não funcionará, em consequência, não haverá circulação do Diário de Petrópolis na sexta feira, dia 31. Por esta razão, a coluna Vida Patriótica publica hoje os aniversariantes AMIRP do dia 24 de maio ao dia 6 de junho.

Dia da Arma
VINTE E QUATRO DE MAIO, DIA DA ARMA DE INFANTARIA (Jorge da Rocha Santos; fontes: www.eb.mil.br ) A Arma de Infantaria abriga o combatente  pé, o Infante, para o qual não existe condições atmosféricas nem terrenos adversos. Combate na selva, no deserto, na neve, na montanha, nas localidades. Desloca-se em viaturas, embarcações e aeronaves. A missão da Infantaria é ocupar e manter o terreno.

A Infantaria brasileira, embrionária nos Guararapes contra o invasor holandês, despontou sob o pavilhão auri verde na guerra da Independência, tornou-se pedestal de heróis na Guerra do Paraguai, defensora da liberdade contra tirania nazi fascista durante a II Guerra Mundial, mantenedora da segurança nas operações de garantia da lei e da ordem.   O patrono da Infantaria é o Brigadeiro Antônio de Sampaio, O Bravo dos Bravos. Nascido em Tamboril, Ceará, em 24 de maio de 1810. Ingressou na carreira militar em 1830 como Praça, galgando todos os postos por merecimento, graças às inúmeras demonstrações de bravura, tenacidade e inteligência.

Foi condecorado seis vezes por Dom Pedro II, Imperador do Brasil, no período de 1852 a 1865. Na Batalha de Tuyuty, em 24 de maio de 1866, data de seu aniversário, comandava a 3ª Divisão de Infantaria, a A Encouraçada, quando recebeu três ferimentos a bala, vindo a falecer em 6 de julho. Homem puro e patriota, Sampaio destacava-se por ser capacitado e corajoso, inteiramente dedicado à vida militar. Sampaio é o Patrono da Infantaria do Exército Brasileiro.

Brigadeiro

A DIVISÃO ENCOURAÇADA (Jorge da Rocha Santos, fontes: A Guerra do Paraguai, Teotônio Meirelles, O Brigadeiro Antônio de Sampaio na Guerra da Tríplice Aliança 1865-1870, Claudio Moreira Bento) - Na Campanha do Paraguai, 1864 a 1870, o General Osório, em 1865, Comandante da Forças Brasileiras, escolheu a dedo o Brigadeiro Antônio de Sampaio para comandar a 3ª Divisão de Infantaria. Ela era formada pelas 5ª e 8ª brigadas, num total de  oito  batalhões.

A Quinta Brigada, era comandada  pelo  Coronel  André  Alves  Leite do Oliveira Bello,  composta pelos seguintes batalhões: 4°  Batalhão  de  Infantaria   de  Linha (Batalhão Vanguardeiro), comandado pelo  Tenente-coronel  Luiz  José  Pereira  de Carvalho ,  6º Batalhão de Infantaria de Linha,  comandado  pelo Tenente-coronel  Antônio  da Silva Paranhos, 12º  Batalhão  de  Infantaria de Linha (Batalhão Treme-Terra),   comandado  pelo   Tenente-coronel  Domingos  José  da Costa  Pereira;  4º Batalhão de  Voluntários  da Pátria,  comandado pelo  Tenente-coronel Dr.  Francisco  Pinheiro  Guimarães. A Oitava Brigada, era comandada pelo Coronel D. José Balthasar  da   Silveira ,   composta   das   seguintes unidades:  8º  Batalhão de Infantaria  de Linha,  comandado pelo Tenente-coronel  Francisco de  Souza Camisão, 10º Batalhão de Voluntários da  Pátria, comandado pelo Tenente-coronel Joaquim  Maurício  Ferreira, 46º Batalhão de  Voluntários da Pátria, comandado  pelo   Tenente-coronel    Lourenço de Araújo e o  10º Batalhão de  Infantaria  de  Linha  comandado pelo  Major J.  de Souza  Fagundes. Sampaio era exigente no adestramento de sua tropa e depois de uma marcha penosa, mal a 3ª Divisão chegava ao acampamento, ouvia-se o toque Para quem quiser. Em seguida saíam os belos batalhões de Sampaio garbosos e elegantes, ora realizando manobras, ora estendendo linhas de atiradores, tudo executado a toques de cornetas. O Corpo de Voluntários da Pátria de sua Divisão rivalizava seu desempenho com os soldados grisalhos do Exército  que traziam no peito as medalhas de Monte Caseros na Guerra contra Oribe e Rosas ocorrida treze anos antes. A Divisão Sampaio não parava. E tal era o seu desprezo  pela saraivada de metralha que a chamavam de Divisão Encouraçada.

Divisão
BATALHA DE TUIUTI, 24 DE MAIO DE 1866 - Em 24 de maio de 1866 foi travada a Batalha do Tuiuti entre forças da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra as forças paraguaias. Foi a maior batalha campal da América do Sul e envolveu cerca de 55 mil homens. As forças aliadas somavam 32 mil homens, sendo 21 mil brasileiros, 9.700 argentinos e 1.300 uruguaios contra 24 mil paraguaios. As baixas foram de em torno de 6 mil mortos e 7 mil feridos entre os paraguaios, com relação aos Aliados foram 996 mortos e 2934 feridos. Tuiuti é uma região pantanosa localizada no sudoeste do Paraguai, situada na confluência dos rios Paraná e Paraguai. As tropas aliadas estavam acampadas e muito concentradas em uma porção de terra seca, que favorecia a defesa, porém insalubre e suscetível a várias doenças como, por exemplo, o cólera. O Exército paraguaio, atacou de surpresa, com quatro colunas o centro do acampamento, com o objetivo geral era flanquear as forças Aliadas a fim de não permitir sua retirada para Estero Bellaco. A cavalaria paraguaia liderou o ataque e conseguiu destruir algumas unidades aliadas localizadas no perímetro exterior de defesa. Apesar do sucesso inicial, as forças aliadas, lideradas pelo general Manuel Luís Osório, resistiu, se reorganizou e contra-atacou. Além de Osório, se destacaram na batalha, o brigadeiro Antônio Sampaio, comandante da 3ª Divisão de Infantaria, a Divisão Encouraçada, (ferido no combate) e o tenente-coronel Émile Louis Malett, comandante do 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, a Artilharia Revólver, pela rapidez e precisão de seus fogos.

Tuiuti
Segundo o valor do seu Exército, vive ou morre uma Nação; segundo o valor da sua Infantaria, floresce ou fenece um Exército. (Napoleão Bonaparte).

Edição anterior (3486):
sexta-feira, 24 de maio de 2024


Capa 3486




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral