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  Iluminação Pública

Com novo contrato, Prefeitura retoma manutenção da iluminação pública na cidade

 

 

Foto: Divulgação PMP

 

O prefeito Hingo Hammes confirmou nesta quarta-feira (8) o início da operação integral da empresa Vasconcelos e Santos LTDA, vencedora da licitação feita pela Prefeitura para o serviço de iluminação pública. O novo contrato garantiu economia de 30% aos cofres públicos, em relação ao contrato anterior, além de ampliação dos serviço. Neste primeiro momento, o atendimento está sendo organizado por bairros, em um cronograma que será cumprido pela empresa. Desde a última quinta-feira, quando as primeiras equipes da empresa fora às ruas, 175 pontos de iluminação foram recuperados, a maior parte (112) em Araras. Também houve atendimento Corrêas, Alto da Serra, Bonsucesso, Carangola, Cascatinha, Floresta e Nogueira, além do Centro Histórico. A maior parte dos problemas identificados foi de lâmpadas queimadas (145). As ações de manutenção neste início de operação da nova empresa se darão em forma de mutirão nos bairros, começando por onde é maior a demanda de pedidos de manutenção.

"Teremos, agora, equipes trabalhando 24 horas. Neste momento as equipes atuarão para atender a demanda já verificada, em uma organização por bairros", detalhou o prefeito. No levantamento feito pelo departamento de Iluminação Pública, durante o período de transição da nova empresa que assume o serviço, o bairro onde havia a maior demanda era Araras. Só na Estrada Bernardo Coutinho foram iluminados 47 pontos. Outros 30 foram recuperados na Estradas das Perobas e 25 na Estrada de Araras. Trabalho que aconteceu também na Mombaça e Manoel Marques. O serviço, para a Ana Cláudia Ferreira, já está mudando a cara do bairro. “Uma rua bem iluminada é muito importante. Traz segurança não só para o trânsito, mas também para quem caminha à noite”, avalia. 

A empresa, agora, trabalha para zerar a demanda de pedidos de manutenção em diferentes locais da cidade, que conta com cerca de 40 mil pontos de iluminação. “Antecipamos o início da operação na última quinta-feira e começamos hoje (8) com todo o efetivo da empresa. Vamos trabalhar, neste momento, para zerar a demanda existente e, depois, organizar a manutenção periódica. Já vimos que as luminárias não estão sucateadas como encontramos em outras cidades, e verificamos que o município conta com um parque de iluminação bem eficiente”, avalia Dayvson Vasconcelos, coordenador de iluminação da Vasconcelos e Santos.

 

Nova identificação nos postes e uso de aplicativo para pedidos

A próxima etapa da operação contará com o lançamento de um novo aplicativo e canais de atendimento da empresa, que atuará dia e noite. “Com o trabalho de georreferenciamento de todos os pontos conseguimos atuar tanto de dia, quanto à noite. Pelo código de identificação do poste, que pode ser lido por meio do QR Code, no nosso aplicativo, conseguimos saber: local onde se encontra, a estrutura, qual a potência da lâmpada, qual o tipo da luminária. Inclusive nosso sistema indica para o eletricista a melhor rota para o local, com menos tráfego”, informa Vasconcelos.

Contrato novo gera economia para o município

“O novo contrato do serviço de iluminação pública traz benefícios para o município. Fizemos um novo processo licitatório e conseguimos fazer com que o valor pago caísse de 6,5 milhões por ano para R$ 4,6 milhões. Garantimos uma economia de 30%, além de incluir nesse novo contrato a expansão do trabalho de eficientização com luminárias de LED por toda a cidade”, ressalta o prefeito interino Hingo Hammes.

No processo licitatório, que conseguiu a redução de cerca de 30% no valor pago pelo município, concorreram 16 empresas. A vencedora da disputa foi a Vasconcelos e Santos LTDA. “Essa mesma empresa tem contrato com a prefeitura de Maceió, Recife e outras cinco cidades, com valores muito próximos aos que foram apresentados à Petrópolis”, informou a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública - SSOP (pasta que faz a gestão do Departamento de Iluminação Pública), Karin Bronzo.

Além de mais barato para os cofres públicos, o novo contrato prevê a melhoria na prestação do serviço. “Um dos fatores fundamentais desse novo contrato é o aumento do número de equipes em relação ao contrato anterior. Nós vamos ter mais equipes trabalhando, em três turnos ininterruptos. Ou seja, manutenção 24 horas por dia, equipes de plantão nos fins de semana, o que é novidade em relação ao contrato anterior. Nós vamos ter mais celeridade no atendimento à população, com redução do tempo de espera nas demandas de iluminação pública”, destaca José Francisco Fidalgo, diretor do departamento de Iluminação Pública, que atuou como fiscal do contrato de manutenção de iluminação pública.



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