Desse total, 25.693 empresas são classificadas como MEIs
Emanuelle Loli - estagiária
De acordo com dados do Sebrae, o município de Petrópolis conta com 44.022 empresas ativas. Esses números revelam a força e diversidade do empreendedorismo local. Deste total, mais de 58% são classificadas como Microempreendedores Individuais (MEIs), demonstrando a importância do modelo para a formalização de pequenos negócios e a geração de renda. As informações foram passadas ao Diário em um evento organizado pelo Sebrae Rio na manhã desta quinta-feira (22).
A distribuição dos setores revela que o setor de serviços lidera tendo 45,55% das empresas, seguido pelo comércio, com 24,05%, e pela indústria, que representa 22,023% dos empreendimentos formais da cidade. Outros setores também são de extrema importância, como o da economia criativa (4,74%), turismo (3,08%) e agropecuária (0,34%).
Mesmo com a porcentagem de apenas 3,08% no turismo, o setor é de extrema importância para o município. Segundo o Sebrae, ao ano são cerca de dois milhões de visitantes em Petrópolis, movimentando mais de 60 milhões e gerando aproximadamente 40 mil empregos diretos.
Segundo Bruno Leonardo, coordenador do Sebrae Rio na Região Serrana II, o empreendedorismo na atualidade é um fator muito importante. “A gente tem trabalhado empreendedorismo tanto nas escolas, quanto nas empresas e com o governo na melhoria do ambiente de negócio. Uma sociedade empreendedora é uma sociedade mais justa, que tem uma preocupação com o seu ambiente e desenvolver o ecossistema da sua região”, disse.
Vale salientar que as cidades de Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, que compõem a região Serrana II, conta com 66,7 mil pequenos negócios, sendo 41,4 mil registrados como MEI (Microempreendedor Individual), 22,3 mil de microempresas e 3,2 mil de empresas de pequeno porte. Essas empresas estão distribuídas entre os setores de serviço (45,28%), comércio (24,64%), indústria (22,20%), economia criativa (4,67%), turismo (2,82%) e agropecuária (0,39%).
Ranking Nacional
De acordo com o Sebrae, Petrópolis figura entre as principais cidades mais empreendedoras do Brasil, ocupando a 63ª posição no ranking nacional que avalia os melhores ecossistemas para o desenvolvimento de negócio.
Estar nessa posição pode significar que Petrópolis é reconhecida como um bom lugar para se ter um negócio, o que atrai investimentos, gera empregos e impulsiona o crescimento econômico local.
Ações do Sebrae para os empresários
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
Em Petrópolis, o Sebrae tem a capacidade de ajudar diversos setores, são alguns deles
Alimentação fora do lar
Com o objetivo de aumentar a competitividade, reduzir custos e promover a sustentabilidade dos empreendimentos, contribuindo para o crescimento econômico local e a geração de empregos no setor.
Turismo
Com o objetivo de valorizar atrativos regionais, melhorar a experiência dos visitantes e gerar crescimento econômico e empregos nas regiões turísticas.
Varejo
Ações que visam modernizar a gestão, digitalizar os canais de venda e melhorar a experiência do cliente, contribuindo para o crescimento sustentável dos pequenos negócios no país.
Veja também: