Assistência Social e Defesa Civil vão atuar em conjunto para oferecer agasalhos e cobertores a pessoas em situação de rua; Inmet emitiu alerta de declínio de temperatura no fim da semana
A Prefeitura vai intensificar nos próximos dias as abordagens para oferecer agasalhos e cobertores, e também orientar pessoas em situação de rua. As abordagens sociais serão intensificadas após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta em virtude do declínio de temperatura no fim da semana.
O alerta é válido entre quinta e sexta-feira (29 e 30/05), quando a temperatura mínima pode chegar a 12 ºC, de acordo com o Inmet. As abordagens serão feitas pelas equipes das secretarias de Assistência Social e Defesa Civil.
"Nós já estamos fazendo esse trabalho de abordagem às pessoas em situação de rua, de uma forma preventiva, para oferecer o atendimento e o acolhimento que elas precisam, com toda dignidade e cuidado que elas merecem", destaca o prefeito Hingo Hammes.
A rede de atendimento social de Petrópolis conta com o Centro Pop, onde é feito acolhimento temporário (essas pessoas recebem atendimento psicossocial, alimentação e podem tomar banho), e o Núcleo de Integração Social (NIS), onde é possível dormir. As pessoas em situação de rua que aceitam acolhimento são levadas para estes locais após o contato feito pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social.
Além das abordagens sociais nas ruas, a Prefeitura também está promovendo a Campanha do Agasalho. Todas as pessoas podem doar agasalhos, roupas, cobertores e mantas em nove pontos de arrecadação. A campanha tem o lema "Sua doação aquece o inverno de quem mais precisa" e é coordenada pelo Gabinete da Cidadania, que é vinculado à Secretaria de Governo. Os itens são destinados para pessoas atendidas no Centro Pop e no NIS. A campanha vai até o dia 21 de junho e as doações podem ser feitas das 09h às 17h, nos seguintes endereços:
Veja também: