As obras de recuperação do Túnel Extravasor do Palatinato entraram em uma nova fase, com a instalação das comportas que vão melhorar o escoamento das águas das chuvas, reduzindo os alagamentos no Centro Histórico, em especial no trecho da Rua do Imperador, do Terminal Centro ao Obelisco. Executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, as intervenções são fundamentais para cumprir o plano de chuvas, que visa reduzir os efeitos de temporais e outras mudanças climáticas, aumentando a segurança também para quem vive nos bairros Quissamã e Itamarati.
Investimos em grandes obras estruturais em Petrópolis, ações que deram segurança e resiliência à cidade. Sabemos que o Túnel Extravasor é um equipamento fundamental dentro do sistema de drenagem para mitigar o impacto dos temporais de verão no município. Nosso trabalho é dar mais segurança aos moradores - afirmou o governador Cláudio Castro.
As novas comportas na entrada do túnel estão sendo instaladas pelas equipes no Rio Palatino, na altura da Rua Souza Franco. O trabalho também inclui serviços de concretagem no fundo da galeria subterrânea, que será inteiramente recuperada. Antes de o Estado assumir a recuperação do equipamento, em 2022, o túnel não passava por manutenção desde que foi construído, na década de 1960.
A conclusão dos trabalhos está prevista para março de 2025. O investimento do Estado nas duas etapas é de R$ 71,7 milhões.
Veja também: