O comércio de Petrópolis entra na reta final do ano pressionado por desafios que marcaram 2025, mas também com a expectativa de transformar o Natal em um período decisivo para a recuperação do setor. O varejo brasileiro registrou crescimento de 4,7% em 2024, Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. a maior alta em mais de uma década, mas as projeções para este ano devem ser mais moderadas diante de juros ainda elevados, dólar valorizado e desaceleração do consumo.
“O cenário nacional é desafiador e, em Petrópolis, sentimos com ainda mais força. O índice de confiança do comércio local não acompanhou o ritmo da recuperação nacional, e o saldo de empregos no setor permanece em retração. Por isso, precisamos olhar para a reta final de 2025 com planejamento e estratégia”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Segundo ele, a chave para um Natal mais vantajoso está na capacidade de adaptação dos lojistas às novas exigências do mercado. A profissionalização da gestão, o uso de tecnologia e a integração entre canais físicos e digitais já não são diferenciais, mas requisitos básicos para conquistar consumidores cada vez mais exigentes. “O cliente de hoje quer conveniência, rapidez e atendimento personalizado. Se não oferecermos isso, ele vai buscar em outro lugar, muitas vezes fora da cidade. É hora de sermos competitivos, valorizando o comércio local com inovação e eficiência”, pontua.
Mohammad lembra que, em 2025, tendências como o comércio unificado, a personalização baseada em dados e o uso de inteligência artificial em vendas se consolidaram como práticas indispensáveis. O fortalecimento da presença digital também se tornou obrigatório para lojistas que desejam atrair consumidores. “Hoje, não basta ter uma vitrine bonita na rua. É preciso ter uma vitrine no Google, no Instagram e em outras plataformas digitais. A jornada de compra do cliente começa na internet e termina na loja, ou vice-versa. Estar preparado para isso é o que vai diferenciar os negócios neste Natal”, reforça.
Apesar das dificuldades, a CDL Petrópolis vê espaço para crescimento no último trimestre. “Se cada lojista se preparar com um mix de produtos adequado, ampliar os horários de atendimento e apostar em uma presença digital estratégica, o Natal pode ser o motor da retomada e abrir caminho para um 2026 mais promissor. Nossa missão é apoiar o empresário nessa transformação e mostrar que é possível competir com inteligência e inovação”, aponta Cláudio Mohammad.
A expectativa é de que o Natal de 2025 pode superar os R$ 70 bilhões em vendas no varejo brasileiro registrados em 2024, dado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em Petrópolis, a CDL acredita que a tendência nacional se refletirá no comércio local, com aumento da circulação de consumidores em busca de presentes e confraternizações. Os setores de vestuário, calçados e artigos de decoração devem liderar as vendas, seguido por brinquedos e eletroeletrônicos. “Se o lojista estiver preparado para oferecer preço competitivo, atendimento de qualidade e presença digital eficiente, nossa cidade tem condições de aproveitar o movimento e transformar este Natal em um marco positivo para o comércio”, afirma Cláudio Mohammad.
Veja também: