Edição anterior (3849):
terça-feira, 29 de abril de 2025


Capa 3849

Comércio nacional cresce 2,3% no 1º bimestre, mas lojistas de Petrópolis querem mais ações para aquecer consumo local

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enquanto o comércio varejista brasileiro acumula alta de 2,3% nas vendas nos dois primeiros meses de 2025, segundo o IBGE, empresários de Petrópolis ainda esperam uma retomada mais consistente no município. A cidade caminha em ritmo diferente do observado em cidades de estados como Amapá, Rio Grande do Sul e Ceará, que puxaram a média nacional com crescimentos acima de 6%. Na avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, outro recorte é importante ser levado em consideração: a melhoria nas vendas nacionalmente é concentrada em móveis, eletrodomésticos, decorrentes de grandes redes varejistas e de veículos, enquanto a base do comércio local é de pequenas e médias empresas que comercializam outros produtos.

Apesar disso, o cenário local traz sinais positivos. Mais de 70 eventos já estão confirmados até o fim do ano, em uma agenda que envolve tanto a iniciativa pública quanto a privada. Pela primeira vez depois de anos, essa programação está sendo divulgada com antecedência e para fora da cidade, o que pode representar um novo fôlego para o turismo e, consequentemente, para o varejo petropolitano.

“A antecipação e a divulgação ampla dos eventos são estratégicas. Quando o turista se planeja, ele consome mais e movimenta toda a cadeia produtiva da cidade”, destaca Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis. “Essa agenda é uma oportunidade concreta de atrair novos públicos e aumentar o fluxo nos centros comerciais”, complementa.

Ainda assim, a entidade lembra que o turismo é apenas uma parte da equação. Para que o comércio local cresça de forma sustentável, é preciso olhar também para dentro. “O morador de Petrópolis precisa ter mais poder de compra. Precisamos de políticas que estimulem o consumo interno, como crédito facilitado, campanhas de valorização do comércio local e incentivo à geração de renda”, defende Cláudio Mohammad.

Edição anterior (3849):
terça-feira, 29 de abril de 2025


Capa 3849

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral