Edição anterior (2339):
terça-feira, 06 de abril de 2021
Ed. 2339:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2339): terça-feira, 06 de abril de 2021

Ed.2339:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Comércio poderá reabrir nesta sexta-feira

Prefeitura mantém medidas para frear o contágio da covid-19

Renata Almeida – especial para o Diário

A prefeitura municipal anunciou neste domingo (4), a prorrogação das medidas restritivas para o comércio para até quinta-feira (8), ou seja, nesta sexta-feira (9), os estabelecimentos poderão reabrir, porém, seguindo novas regras de funcionamento. A novidade é que as lojas,  salões de beleza e templos religiosos deverão colocar um aviso na entrada com informações da área (metragem) e limite máximo de ocupação. Já as demais atividades tiveram as restrições estendidas até o dia 12 de abril. Os serviços essenciais seguem sem alteração.

Mesmo com várias ações decretadas pela gestão interina para conter a propagação da covid-19 na cidade, já se passaram 30 dias das primeiras medidas e as taxas de ocupações dos leitos do SUS não apresentaram melhoras. No dia 4 de março, a ocupação da UTI estava em 69,23%, já no dia 4 de abril, à beira do colapso com 97,54% de ocupação.

Entenda melhor o novo decreto

De acordo com o documento, estão proibidos: permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas entre 22h e 5h; qualquer tipo de aglomeração, seja em área pública ou privada;  o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança, casas de festa, pistas de danças e similares; a entrada de ônibus e vans de excursão; o funcionamento dos pontos turísticos da cidade, públicos ou privados, parques e cachoeiras.

Está proibida a venda de bebida alcoólica nas lojas de conveniências dos postos de gasolina, para consumo no local; o funcionamento de clubes sociais e esportivos e serviços de lazer, exceto atividades esportivas individuais e os que não gerem aglomerações; o funcionamento de museus, galerias, bibliotecas, cinemas, teatros, casas de espetáculo, salas de apresentação, salões de jogos, recreação infantil, atividades de entretenimento e exposições de arte.

Comércio em geral autorizado a retomar as atividades a partir do dia 9 de abril

Os horários de funcionamento das atividades: Polo da Rua Tereza de 9h às 18h; Centro Histórico de 10h às 19h; Polo de modas Bingen de 9h às 18h;  Feirinha de Itaipava de 10h às 19h. O atendimento presencial precisa respeitar a circulação limitada de público e o distanciamento de 1,5m entre as pessoas. Com as mesmas regras, também estão autorizados a funcionar os salões de cabeleireiros, barbearias e similares.

Restaurantes autorizados a abrir a partir do dia 9 de abril

O horário de funcionamento permitido é entre 7h e 22h, com restrição de circulação do público limitada ao distanciamento de 1,5m e mesas com no máximo 4 pessoas. A venda de bebida alcoólica para o consumo no local, apenas para consumidores que estejam acomodados em mesas, proibindo o consumo da bebida em pé.

Outras atividades permitidas a funcionar a partir do dia 9 de abril

Estão autorizadas atividades em academias, escolas esportivas e similares, com restrição de circulação de público limitada ao distanciamento de 1,5m. Permitida a atividade em grupo até 12 pessoas.  As quadras esportivas poderão ser utilizadas sem aglomerações.

Fica permitido o funcionamento de qualquer atividade de atendimento em domicílio ou entrega em domicílio.

Continuam permitidas as atividades de hotelaria e hospedagem, com a proibição do uso das áreas de lazer, piscina e parques. Novas vendas de para hospedagens autorizadas a partir de 09/04/2021.

As atividades nos templos e nos cultos religiosos devem obedecer ao distanciamento de 1,5m entre as pessoas e  ficam limitadas a 1/3 de sua capacidade de ocupação.

Bares e estabelecimentos similares poderão funcionar a  partir do dia 13 de abril                          

O horário de funcionamento permitido é entre 7h e 22h, com restrição na circulação de público limitada ao distanciamento de 1,5m. A venda de bebida alcoólica para o consumo no local, apenas para consumidores que estejam acomodados em mesas, proibindo o consumo da bebida em pé.

Entrada da cidade

Fica permitida a entrada de moradores que comprovarem serem residentes da cidade. Poderão também ingressar no município os veículos e trabalhadores que venham prestar serviços essenciais, como os relacionados ao abastecimento de alimentos, entrega de peças e serviços de manutenção.  Será permitido a entrada de veículos que apresentem voucher emitido pelos polos de modas da Rua Teresa, Bingen, Feirinha de Itaipava e Polo Comercial da 16 de Março ou comprovante de hospedagem.

Aula presencial

As aulas presenciais estão previstas para recomeçar no dia 3 de maio na rede pública e particular, com recomendação que as atividades aconteçam de forma remota.

Transporte coletivo

Segundo a Prefeitura, os ônibus estão funcionando com horário de sábado e nos horários de pico com horário de dia útil nas linhas troncais. Porém, o documento autoriza e recomenda às empresas e entidades que adotem o regime de home office e teletrabalho para os funcionários, evitando as atividades presenciais nas dependências dos estabelecimentos.

Atividades essenciais

Outras atividades definidas como essenciais pelo decreto estão com o funcionamento de 00h às 23h59,  são os serviços:  assistenciais de saúde; clínicas e consultórios médicos;  atividades correlatas e acessórias; ótica; farmácias; loja de equipamentos médicos e suplementares e similares; veterinária; comércio de suprimentos para animais e cadeia agropecuária;  "pet" e cuidados com animais em cativeiro;  assistência social e atendimento a população em estado de vulnerabilidade, incluindo instituições de longa permanência para idosos; lojas de materiais de construção, ferragens e similares; estabelecimentos bancários e lotéricos, instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliários e o serviço postal; cadeia de abastecimento e logística; comércio atacadista; feiras livres e móveis;  bancas de jornal, vedada a exposição à venda e a comercialização de bebidas alcoólicas;  posto de combustível; loja de autopeças e acessórios para veículos automotores e bicicletas, incluindo-se os serviços de mecânica e borracharias; Indústrias; construção civil; serviços de entrega em domicílio; serviços de telecomunicações, teleatendimento, internet e call center; loja de locação de veículos; serviços funerários;  lavanderia;  estacionamento e parqueamento de veículos; serviços de limpeza, manutenção e zeladoria; serviços de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais; atividades físicas orientadas; atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos; serviços de radiodifusão e filmagem, especialmente aqueles destinados ao trabalho da imprensa e transmissão informativa; Atividades essenciais que não admitam paralisação; atividades de comercialização de panificados e produção gráfica.

Supermercados;  hortifrutigranjeiros; minimercados; mercearias;  açougues e peixarias podem funcionar entre 8h e 22h.

Academias de ginástica; serviços de personal trainer; boxes de crossfit; estúdios de pilates e demais atividades similares podem funcionar das 6h às 22h.

O comércio e Serviços em Geral; atividades financeiras, seguros e serviços relacionados;  imobiliárias; atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria; atividades de empresas, de consultoria e de gestão empresarial; atividades de arquitetura e engenharia; atividades de publicidade e comunicação; atividades administrativas e serviços complementares; lotéricas e correspondentes bancários; serviços de corte e costura;  salão de cabeleireiro, barbearias e similares podem funcionar das 9h às 22h. 



Edição anterior (2339):
terça-feira, 06 de abril de 2021
Ed. 2339:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2339): terça-feira, 06 de abril de 2021

Ed.2339:

Compartilhe:

Voltar: