Edição anterior (3872):
sexta-feira, 16 de maio de 2025


Capa 3872

Comissão de Meio Ambiente da OAB Petrópolis propõe campanha ecológica

“Ter um mês dedicado ao meio ambiente é importante para aumentar a conscientização sobre a necessidade de promover ações sustentáveis”, afirma o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Petrópolis, Rogério Guimarães

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mariana Machado - estagiária

Foi apresentada na última reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrópolis), realizada no dia 09 de maio na Casa dos Conselhos, uma proposta de campanha do dia do meio ambiente, comemorado no dia 05 de junho. A intenção é que, inicialmente, o mês de junho celebre a causa, criando assim o Junho Verde, justificado pelo relevância do meio ambiente em tempos de mudanças climáticas.

O Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Petrópolis, Rogério Guimarães, apresentou como sugestão a realização da campanha “O mar começa aqui”, proposta pela Comissão de meio Ambiente da 3ª subsecção da OAB Petrópolis. “É um projeto simples, mas de enorme abrangência, cujo objetivo final é criar e consolidar a “cultura ambiental”, conscientizando e sensibilizando a população de Petrópolis de que o lixo jogado no chão ou diretamente nos rios, chega ao mar afetando a qualidade ambiental da água dos oceanos, mesmo estando distante muitos quilômetros”, afirma o presidente.

De acordo com ele, a campanha é simples e de baixo custo, mas de enorme abrangência, e que pretende orientar o cidadão sobre o impacto do descarte irregular do lixo, especialmente do micro lixo. Ressalta também a importância de descartar corretamente os resíduos, para evitar que o lixo seja jogado na rua e não obstrua o escoamento da água, impedindo alagamentos na cidade e a poluição do mar.

A campanha consiste, basicamente, em pintar sobre bueiros, bocas de lobo e pontes da cidade a frase “O MAR COMEÇA AQUI”, de modo a impulsionar a reflexão sobre o tema. Para que o fundo municipal de Meio Ambiente arque com custo para a confecção do gabarito e tintas, a iniciativa deve ser apresentada pela Comissão de Meio Ambiente da OAB ao COMDEMA Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Para ele, ter um mês dedicado ao meio ambiente é importante para aumentar a conscientização sobre a necessidade de promover ações sustentáveis. “Uma campanha que dure o mês inteiro, ajuda a fixar o tema no sentido de mudar o comportamento individual e coletivo, impulsionando a adoção de práticas mais ecológicas”.

O petropolitano já se mostra engajado no tema, uma vez que Petrópolis é o sexto município no ranking do estado que mais faz denúncias ao Programa Linha Verde, do Disque Denúncia, o que evidencia a preocupação dos munícipes com a preservação do meio ambiente.

“Ter um mês dedicado ao meio ambiente servirá como um ponto de partida para engajar a sociedade em ações de preservação ambiental, incentivando a participação em projetos e iniciativas que visam a melhora na qualidade de vida”, conclui o presidente da comissão.

Edição anterior (3872):
sexta-feira, 16 de maio de 2025


Capa 3872

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral