Edição anterior (3981):
segunda-feira, 25 de agosto de 2025


Capa 3981

Comitiva da Tanzânia busca expertise do Corpo de Bombeiros RJ em preparação para a Copa Africana de Nações 2027

Divulgação
Divulgação

Um delegação da Tanzânia, que está no Brasil para intercâmbio nas áreas de Segurança e Defesa Civil, esteve no sábado (23/08), no Riocentro, onde acompanhou o Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A competição reuniu 200 bombeiros militares em provas que simulam atendimentos a ocorrências complexas, visando ao aprimoramento do serviço prestado à sociedade fluminense.

A visita, que foi acompanhada pelo Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral Coronel BM Luciano Pacheco Sarmento, fez parte de uma extensa programação que o Governo do Estado promove para compartilhar experiências, visando à gestão de grandes eventos.

- Recebê-los aqui é um grande prazer. Essa troca de experiências contribui para o aperfeiçoamento de todos nós e demonstra que o trabalho do Corpo de Bombeiros do Rio ultrapassa fronteiras, servindo como modelo e inspiração para outros países. Parcerias como essa fortalecem laços e ampliam nossa capacidade de resposta diante de grandes desafios - contou o Coronel Sarmento.

A comitiva, que reúne 22 representantes de órgãos de segurança tanzanianos, cumpre agenda desde o último dia 17, quando chegaram ao Rio. O principal objetivo do encontro é a troca de conhecimentos sobre protocolos de atuação em megaeventos, já que o país africano se prepara para sediar a Copa Africana de Nações 2027.

Ao longo da última semana, os visitantes conheceram diversas unidades do CBMERJ: estiveram no Quartel do Comando-Geral, onde foram recepcionados pelo Secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral, coronel Tarciso Salles, e assistiram a uma apresentação da Banda Sinfônica da corporação; visitaram o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) da Sedec-RJ e acompanharam instruções na Diretoria Geral de Defesa Civil (DGDEC).

A delegação também conheceu de perto as atividades especializadas do Corpo de Bombeiros RJ.  O grupo acompanhou as rotinas do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do 3º Grupamento Marítimo (3º GMar) e do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA).

Os encontros reforçam o papel do CBMERJ como referência internacional na formação, treinamento e resposta em situações de emergência.

Antes do retorno à Tanzânia, marcado para o dia 27, a delegação ainda conhecerá, no próximo dia 26, o sistema de ensino e instrução da Corporação e a Cidade do Fogo, em Guadalupe, espaço dedicado a simulações realistas de combate a incêndios, utilizado para o aperfeiçoamento constante do efetivo da corporação.

- Receber delegações internacionais é uma forma de mostrar o profissionalismo dos nossos bombeiros e, ao mesmo tempo, aprender com outras realidades. Esse intercâmbio fortalece a corporação e reafirma o Rio de Janeiro como referência em segurança e defesa civil no cenário global - destacou o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Tarciso Salles.

Edição anterior (3981):
segunda-feira, 25 de agosto de 2025


Capa 3981

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral