Jaqueline Gomes
O mês de dezembro está próximo e com ele as férias escolares, confraternizações e festas de fim de ano. Tudo isso demanda dinheiro e, muitos se empolgam com o décimo terceiro salário e acabam gastando mais do que deveriam. Para ajudar a planejar a viagem em família, a especialista em Finanças e CEO da Double Check, Daniela Pederneiras dá algumas dicas.
Planejar as finanças para as férias de fim de ano é essencial para garantir uma experiência tranquila e sem preocupações com dívidas. Avaliar a situação financeira, buscar passagens mais baratas e locais de hospedagem com um bom custo benefício são algumas das dicas para quem vai curtir as férias longe de casa.
“É essencial ter clareza das prioridades e ter estratégias bem definidas. Escolher o destino e a duração da viagem com antecedência gera desconto em hotéis e passagens mais baratas. Com isso definido, faça um orçamento geral do que vai gastar com transporte, alimentação e passeios. É muito importante definir um limite de gastos diários para evitar excessos”, orienta Daniela.
Ainda segundo a especialista em finanças, é recomendado ter um fundo para emergências. “Além do orçamento com os custos previstos para a viagem, é bom guardar um valor a mais para os imprevistos que podem acontecer. O ideal é dividir o valor da viagem durante os meses antecedentes, para não pesar tudo em um mês só. Se possível, abra uma conta bancária para ir guardando o dinheiro para a viagem”, recomenda.
É preciso também usar com inteligência o valor extra do décimo terceiro salário. “Parte desse dinheiro pode ser usado para quitar dívidas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial. Mas, também para usar nas férias. Faça uma revisão dos gastos e corte o que for supérfluo. O planejamento é a chave para aproveitar o fim de ano e garantir tranquilidade financeira”, conclui Daniela Pederneiras.
Veja também: