Edição anterior (3748):
sábado, 25 de janeiro de 2025


Capa 3748

Como proteger os equipamentos eletrônicos das tempestades?

Foto: Freepik
Foto: Freepik


Bruna Nazareth

Quando a tempestade se aproxima, trazendo raios e trovões, surgem preocupações comuns, como quedas de árvores, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia e danos a equipamentos eletrônicos, fazendo com que muitas pessoas optem por retirar os aparelhos da tomada para evitar prejuízos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Física, a voltagem de um raio varia entre 100 milhões e 1 bilhão de volts, representando riscos tanto para seres humanos quanto para equipamentos eletrônicos. Giovane Quadrelli,  coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UCP (Universidade Católica de Petrópolis), esclarece que o impacto de um raio cria um intenso campo eletromagnético ao redor. Mesmo que o raio não atinja diretamente uma linha de distribuição ou rede elétrica, sua proximidade pode induzir uma tensão nessas estruturas, causando sobretensões. Essa energia pode se propagar através da rede elétrica, cabos, telefones, tubulações metálicas e até pelo solo, gerando surtos de tensão. Quando isso acontece, os equipamentos podem ser danificados. Por exemplo, se um aparelho projetado para operar com 127 volts receber uma tensão de 200 volts, ele pode queimar.

Nos dias atuais os eletrônicos são menos suscetíveis à queima durante tempestades devido aos avanços tecnológicos e a melhoria da infraestrutura elétrica. No entanto, isso não elimina a necessidade de proteger os equipamentos.

“Existem dispositivos que se chamam DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos), que você pode instalar na sua instalação elétrica, assim você não precisa desconectar o dispositivo, pois ele já faz a proteção automaticamente. Tem uma questão mais técnica que é você fazer uma proteção diretamente no quadro elétrico da residência”

Além disso, o especialista compartilha algumas práticas que os consumidores podem adotar no dia a dia para minimizar os riscos de danos aos aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica, além de investir nos dispositivos mencionados.

“A outra questão é o aterramento. Esse é o sistema de proteção adequado, que é o terceiro pino da tomada, é o que está ligado ao aterramento e que essas sobretensões e esses surtos, são desviados para a terra através desse aterramento. A manutenção elétrica, revisando as instalações é uma alternativa. E algo muito importante é evitar sobrecargas. É muito comum as pessoas botarem muitas tomadas, ligar todos os aparelhos na mesma tomada, isso é um perigo, você pode colocar em risco a tua rede elétrica. Então evite colocar vários aparelhos em uma mesma tomada, principalmente aparelhos que tem alta potência. E atualizar equipamentos antigos, às vezes você tem equipamentos muito antigos que consomem muita energia, se você colocar equipamentos que têm um menor consumo de energia, você vai estar forçando menos essa tua rede elétrica, principalmente se ela não está atualizada”, sugere Quadrelli.

Edição anterior (3748):
sábado, 25 de janeiro de 2025


Capa 3748

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral