A Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil realizou a sua 30ª Jalsa Salana (Reunião Anual), nos dias 26, 27 e 28 de abril, com o tema "Agradecimento a Deus". Nos primeiros dois dias, a programação foi interna, entre os membros, e o último dia contou com a presença de mais de 150 pessoas e mais de 10 líderes de diversos segmentos religiosos, políticos e sociais. Para o Imã Wasim Ahmad Zafar, presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, quem iniciou a realização do evento no Brasil, a conclusão da 30ª edição da Jalsa Salana foi um momento emocionante. Muito contente por isso, expresso meus sentimentos de gratidão a Deus e agradeço a todos os voluntários e participantes pelo apoio e pela presença, comemorou. Ele também recebeu uma placa de homenagem da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil e moções congratulatórias das Câmaras Municipais de Petropolis e do Rio de Janeiro em reconhecimento ao seu nobre trabalho de liderança e serviço religioso e humanitário, assim como a organização de 30 edições da Jalsa Salana no Brasil.
O evento contou com uma mensagem especial do Califa, líder internacional da Ahmadia, Hazrat Mirza Masroor Ahmad, em que Sua Santidade enfocou que é impossível agradecer a Deus sem ser grato ao próximo.
O deputado estadual e atual secretário de inclusão e diversidade religiosa, Sérgio Fernandes, o vereador e primeiro secretário da Câmara Municipal de Petrópolis, Dr. Mauro Peralta, o vereador Alexandre Beça, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o Dr. Ivanir dos Santos, professor universitário e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro, e representantes do Judaísmo, do Catolicismo, do Espiritismo, do Candomblé, da Maçonaria, do Budismo e do Islã discursaram no evento.
Três convidados dos EUA, Latif Tahir, Sophia Tahir e Naeem Ahmad e dois convidados do Canadá, Nasir Zia e Abid Kahloon, também vieram especialmente para prestigiar a Jalsa Salana, que começou com uma recitação do Sagrado Corão, feita por Abdul Qudus, seguida de um poema, apresentado por Ijaz Ahmad Zafar, ambos com tradução em português. Em seguida, o Imã Ihtsham Ahmad Moman, apresentou uma introdução sobre a Comunidade Ahmadia Muçulmana e os objetivos de sua fundação e explicou que o Messias prometido para os últimos tempos já chegou. Nadeem Ahmad Tahir, Presidente da ONG Humanity First, braço humanitário da Ahmadia, explicou que o Islã considera o serviço humanitário como uma forma da adoração de Deus apresentou os ilustres convidados, assumindo o papel de mestre de cerimônias do evento.
Então, os representantes foram convidados a falar sequencialmente. A Presidente da Sinagoga P'nei Or de Petrópolis, Cláudia Tavares, discursou no evento pela primeira vez e expressou muita satisfação em estar presente. Ivanir dos Santos, em representação do Candomblé, Pai Pedro, em representação da Umbanda, Celso Antônio Ferreira, em representação do Conselho Espírita de Petrópolis, Leonardo, em representação da Maçonaria, Monge Ancelmo, em representação do Budismo, Frei Volney, em representação do Catolicismo, dentre outros, também marcaram presença, destacaram a importância do diálogo e engrandeceram o trabalho da Ahmadia nesse sentido. O Imã Wasim Ahmad Zafar, Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, fez o discurso de encerramento e citou exemplos do profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) mostrando como ele tratava pessoas de outras religiões com respeito e compaixão. Ele também enfatizou que o Sagrado Corão declara, claramente, que "não há compulsão em religião" e disse que a liberdade de crença e de consciência é uma base fundamental do Islã.
Além do Imã Wasim, o Imã Ihtsham Ahmad Moman, Vice-Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, também recebeu uma Moção Conglaturatória do vereador Alexandre Beça, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em reconhecimento do trabalho organizado na cidade do Rio de Janeiro. A Sra. Anila Zafar, presidente da organização das mulheres da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, também recebeu uma homenagem da Mesquita pelos seus 30 anos de recepção e alimentação dos visitantes no espaço. Além disso, Naema Wasim recebeu um certificado de excelência educacional da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil pela conclusão do seu bacharelado em Farmácia pela Estácio de Sá com CRA de 94,1%. No final, o Imã Wasim dirigiu uma oração silenciosa em que todos foram convidados a orarem à sua própria maneira. Em seguida, um almoço especial foi servido a todos os presentes. Paralelamente, uma exposição de literatura islâmica teve lugar na biblioteca da Mesquita. Quem desejar aprender mais acerca do Islã ou da Ahmadia, pode entrar em contato via telefone (2242-1385), whatsapp (24999060929), e-mail ( info@ahmadia.org.br ) ou pelas redes sociais (@ahmadiabr).
Veja também: