Mariana Machado estagiária
O fim de semana em Petrópolis está repleto de opções para aproveitar, com música, programas infantis, e cultura.
Está acontecendo o segundo fim de semana da 36ª Bauernfest, segunda maior festa do país voltada para a cultura germânica, que começou na última sexta-feira (27/06), com a expectativa de atrair mais de meio milhão de pessoas ao longo dos 17 dias de evento. Serão três fins de semana, com mais de 200 atrações, até 13 de julho.
O Biergarten, na Praça Visconde de Mauá, faz parte da programação da Bauernfest e, no segundo final de semana de evneto, vai apresentar nove shows, além de lançamentos das cervejarias artesanais. A programação está disponível no instagram @biergartenpetropolis.
No sábado (05), o HiperShopping terá Atividades Infantiscom a Minnie Caipira, das 12h às 15h, e também oficina de slime das 13h às 15h. Às 15h tem História e oficina: O Jacaré Banguelo. Já às 16h, tem Teatro Infantil O arraiá da fazendinha.
Também no HiperShopping, a partir das 19h no sábado, terá show com Gabriel Silva The Voice.
Na Cervejaria Duas Torres, terá show de Três ou mais, às 20h de sábado. No domingo, tem The Vazques, às 14h.
No restaurante Meat Beer and Co, tem Baile do Zen, às 16h, e Banda Tokaia, às 21h30 de sábado. Já no domingo, tem DJ Vitor Ventura às 15h, e PinkBatman às 20h30.
No Casarão Odin tem show de Drenna, às 14h, e DJ Pedro Bandeira, às 19h. No domingo, tem Rusnei Serra, às 12h, e V2 às 18h.
O sábado na Chopperia EcoBier terá Edu Nascimento, às 18h. E sertanejo às 22h, com Fabrício e Gabriel e DJ Caio Teixeira.
Na Cervejaria Bohemia, o sábado terá shows de Barbara Paiva, às 14h; Marcos Paulo e Maquininha às 16h30; S ou S, às 19h; e Gus Monsato, às 21h. No domingo, Santo da Casa abre os shows às 14h; seguido por Jota Castilho, às 16h30; e Samba de Mãos Dadas, às 19h.
A Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, também está em plena atividade e segue promovendo a inclusão no cenário cultural com a exposição “Ateliê Arte Lavrinha”. A mostra apresenta pinturas, desenhos e esculturas de cinco artistas com deficiência (PcDs) Francisco Laurentino da Cunha, o Catita; Ivanir de Carvalho Silva; Maria Aparecida da Silva, Cida; Rosineia da Silva, e Luciano Amaral Capistrano e oferece uma programação gratuita e interativa, aberta a visitantes de todas as idades.
Aos sábados, as atividades começam com uma visita guiada à exposição, das 10h às 11h, conduzida pelo co-curador Carlos Feijó. Durante o passeio, o público pode explorar o universo dos artistas PcDs, compreendendo suas semelhanças, diferenças e inspirações. Em seguida, das 11h às 13h, acontecem as oficinas.
Veja também: