Edição anterior (3880):
sábado, 24 de maio de 2025


Capa 3880

Confira as atividades do CCBB educativo em cartaz no mês de maio para as crianças

Foto: Vitória Alves
Foto: Vitória Alves

LIVRO VIVO. Leitura compartilhada para crianças, adultos e toda família. Esta ação investe no livro como objeto de mediação entre o conteúdo da mostra e o espectador. O repertório escolhido traz histórias de vivências coletivas que inspiram os leitores e ouvintes a contribuírem para um mundo melhor.

A atividade acontece no Ateliê Aberto Sala do CCBB Educativo 1º andar
Sábados, domingos e feriados às 16h. Confira algumas obras:

Da Minha Janela (Otávio Júnior) - Ilustração: Vanina Starkoff
Através das cores, dos objetos, dos bichos e das pessoas, as histórias vistas através de algumas janelas do Rio de Janeiro são contadas. Já que nenhuma janela tem a mesma paisagem, este é o ponto inicial para a criatividade de elaboração da história. Atividade é conectada com a exposição permanente Patrimônio.

Zum Zum Zumbiiiiii - A História de Zumbi dos Palmares para Crianças (Sonia Rosa, Ilustração de Sinome Matias)
Leitura relacionada à exposição em cartaz do artista Antônio Obá. No livro ‘Zum Zum Zumbiiiiii’ um menino e sua mãe, sentados em uma mesa farta de café da manhã, relembram a história de Zumbi dos Palmares, um herói negro, amigo do vento, da capoeira, da música, dos passarinhos e de tudo que era livre.

PEQUENOS EXPLORADORES. Crianças de 3 a 6 anos e seus acompanhantes serão convidados a conhecer o prédio e a história do CCBB de um modo diferente. Para estimular essa vivência, a equipe de educadores preparou um roteiro onde cada espaço visitado guarda um segredo. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas. São bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história. Sábados, Domingos e feriados às 11h.

QUE BICHO QUE É?  Parte da programação PEQUENAS MÃOS, dirigida a crianças dos 3 aos 7 anos. Aqui elas vão aprender os ritmos brasileiros na prática! Nesta atividade de laboratório, um divertido jogo de adivinhação com animais conhecidos do público mirim é usado para tocar em conjunto com instrumentos de percussão. Local: Ateliê Aberto Sala do CCBB Educativo 1º andar. Sábados às 13h.

Sobre o CCBB Educativo Lugares de Culturas

O “CCBB Educativo - Lugares de Culturas” parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um programa educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.


O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece visitas mediadas, laboratório de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo  que você imaginar.


SERVIÇO
CCBB Educativo Lugares de Culturas
Local: Centro Cultural Banco do Brasil 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 Centro Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com @ccbbcultura
Para mais informações sobre os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

Edição anterior (3880):
sábado, 24 de maio de 2025


Capa 3880

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral