Edição anterior (3781):
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025


Capa 3781

Confira o que abre e o que fecha no Carnaval

Foto: Mariana Krescher
Foto: Mariana Krescher

Mariana Machado estagiária

O Carnaval começa, oficialmente, neste sábado (01), e vai até a terça-feira (04), que é ponto facultativo em grande parte do país. Com isso, alguns estabelecimentos funcionarão em horários especiais, e outros não abrirão na data (04). Confira quais são eles:

Comércio

O comércio de Petrópolis está autorizado a funcionar na terça-feira de Carnaval, mas, para isso, devem homologar o termo de adesão nos sindicatos: Sicomércio (patronal) e Empregados do Comércio, conforme previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

O termo deve ser homologado até o dia 28 de fevereiro, e pode ser retirado no site do Sicomércio e a entrega deverá ser feita até às 16h no Sicomércio (Rua Irmãos D'angelo, 48, Cobertura 4, 5 e 6. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira). Após a homologação do termo no Sicomércio, o documento também deverá ser entregue no Sindicato dos Empregados do Comércio de Petrópolis.

Prefeitura

As unidades de urgencia e emergencia - UPAs de Cascatinha, Centro e Itaipava, Hospital Alcides Carneiro (HAC), Hospital Municipal Nelson de Sa Earp (HMNSE), Pronto-Socorro do Alto da Serra e Servicos de Pronto Atendimento (SPAs) de Pedro do Rio e Posse - funcionarao normalmente.

As reparticoes publicas do municipio estarao fechadas do dia 28 de fevereiro ao dia 5 de marco, assim como os postos de saude. As escolas municipais so voltam a partir do dia 10 de marco.

Para mais informacoes turisticas, consulte o Disque Turismo: de segunda a sabado das 9h as 17h / domingos e feriados das 9h as 14h - 0800-450-7070  / WhatsApp (24) 2237-3321.

Parques

Os parques municipais estarao abertos todos os dias, nos seguintes horarios:

Parque Cremerie: das 8h as 17h

Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga: das 8h30 as 17h; segunda-feira (03) fechado

Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava: das 7h as 18h

As feiras do Alto da Serra e do Centro e o Horto Municipal em Itaipava, funcionam durante todo o feriado prolongado com os seguintes horarios:

Feira Alto da Serra (domingo): das 7h as 16h

Feira Centro (sabado e terca): das 7h as 16h

Horto Mercado Municipal (sexta e sabado): das 8h as 16h

Horto Mercado Municipal (domingo a terca): das 8h as 14h

Turismo

Entre os atrativos turísticos que estarão abertos, destacam-se:

Museu Casa de Santos Dumont: das 10h às 17h do dia 28 de fevereiro ao dia 04 de março. Na quarta-feira (05), não abre.

Museu Casa do Colono: das 9h às 16h.

Palacio de Cristal: 28 de fevereiro (sexta-feira) - das 9h as 17h; 01 e 02 de marco - das 9h as 18h; 03 a 05 de marco - das 9h as 17h.

Catedral: Todos os dias das 09h às 17h, exceto na segunda-feira (03), em que abrirá somente para missa às 8h.

Trono de Fatima: 28 de fevereiro (sexta-feira) - das 10h as 18h; e dos dia 01 ao 04, das 9h às 18h. No dia 05, estará fechado.

Centro de Cultura Raul de Leoni: 28 de fevereiro (sexta-feira) a 05 de marco (quarta-feira) fechado.

O Museu Imperial seguirá com seu funcionamento normal (10h às 18h) durante o período de Carnaval, fechando apenas na segunda-feira, dia 3 de março.

A Rua Teresa funcionará nos seguintes horários: Sábado (01), de 9h às 18h; Domingo a Terça-feira as lojas estarão fechadas; Quarta-feira cada loja funciona de uma forma. Vale ressaltar que o mais indicado é que os clientes procurem nas redes sociais de suas marcas favoritas os horários de funcionamento durante o feriado.

A Feirinha de Itaipava funcionará todos os dias, das 10h às 19h.

No Bingen e na Rua 16 de Março, as lojas abrem de forma facultativa.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial nas agências nos dias 03/03 (segunda-feira), e 04/03 (terça-feira), feriados bancários, durante o período de Carnaval. As compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

O atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (05/03), a partir das 12h (horário de Brasília), com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária 03/03 e 04/03, feriado bancário poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 05/03.

Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Correios

Em virtude do feriado nacional de Carnaval, não haverá atendimento nas agências dos Correios nos dias 3 e 4 de março (segunda-feira e terça-feira). As atividades de atendimento e distribuição serão retomadas na quarta-feira (5), a partir do meio-dia.

Vale lembrar que, na sexta-feira (28/2) e no sábado (1º/3), as unidades dos Correios funcionam normalmente, conforme o expediente.

Endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site https://c.correios.com.br/agencias .

Receita Federal

A Agência da Receita Federal em Petrópolis informa que para atendimento ao público, a Agência de Petrópolis fechará na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, e reabrirá na quinta-feira, dia 6 de março.

INSS

As agências da Previdência Social não abrem nos dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira de Carnaval. Já no dia 5, Quarta-feira de Cinzas, elas abrem as portas a partir das 14 horas, mas apenas aquelas que têm atendimento de perícia médica e avaliação social agendados. Pessoas sem agendamento não serão atendidas nesse dia. A partir de quinta-feira (6), todas as unidades físicas do INSS voltam a funcionar normalmente.

As mudanças valem apenas para os atendimentos presenciais e telefônicos, pois o principal canal de atendimento, que é o site e aplicativo Meu INSS, vai funcionar normalmente, ou seja, 24 horas por dia.

Entre outras ações, pelo Meu INSS é possível solicitar serviços e benefícios, verificar taxas de empréstimo consignado, obter extratos e outros documentos, além de obter informações com a assistente virtual Helô.

Mercados

Armazém do Grão: Funcionará em horário normal.

Armazém do Grão (16 de Março): Funcionará das 08h às 20h.

Empório Multimix: Na terça-feira, funcionará das 08h às 21h.

Super Terê Frutas: Na terça-feira, funcionará das 08h às 21h.

Mercado Tá No Gosto (Alto da Serra): Funcionará em horário normal.

Assaí Atacadista: Na terça-feira, funcionará das 07h às 20h.

Enel

A Enel Distribuição Rio informa que, neste Carnaval (de sábado, 1º de março, a terça-feira, 4 de março), a companhia manterá equipes trabalhando normalmente atendentes, operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros para garantir o fornecimento de energia em toda a sua área de concessão. Como ocorre normalmente nos feriados e fins de semana, as lojas de atendimento da Enel estarão fechadas, retornando às atividades na Quarta-Feira de Cinzas (5), das 12h às 16h.

Os serviços da companhia estarão disponíveis pelos canais digitais, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana: site da empresa www.enel.com.br ; perfis Enel Clientes BR no Facebook e X (antigo Twitter); WhatsApp, com a atendente virtual Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608; aplicativo Enel Rio, disponível para Android e iOS; e por meio da Central de Relacionamento 0800 28 00 120.

PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou na quarta-feira (19) a Operação Carnaval, que vai até a quarta-feira de cinzas (05). Policiais rodoviários federais de todo o país intensificam o trabalho de fiscalização e prevenção de sinistros de trânsito. Este ano, o foco da operação é o combate à embriaguez ao volante, com o objetivo de manter a redução no número de infrações relacionadas à perigosa mistura de álcool e direção, observada no carnaval de 2024, e a redução de sinistros em trechos considerados críticos.

Edição anterior (3781):
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025


Capa 3781

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral