Edição anterior (3491):
quarta-feira, 29 de maio de 2024


Capa 3491

Congresso de Atividades de Aventura encerra edição de 2024 com mais de 400 participantes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


O Congresso Brasileiro e Internacional de Atividades de Aventura (CBAA-CIAA), realizado entre os dias 22 e 25 de maio em Petrópolis, divulgou os números da edição deste ano. Foram 437 pessoas inscritas no evento, entre professores, pesquisadores, estudantes e guias, de 27 diferentes áreas do conhecimento, sobretudo Educação Física, Turismo e Educação. Os participantes contaram com uma programação extensa, que reuniu 130 apresentações de trabalho (em formato oral ou pôster) e mais de 40 atividades, entre minicursos, oficinas, mesas-redondas e ações esportivas, vivenciais e culturais.

O CBAA-CIAA mais do que superou a nossa expectativa, declarou Marcelo Porretti, professor do Cefet/RJ Petrópolis e coordenador geral do congresso. De uma forma geral, o público que veio, do Brasil inteiro, para o evento saiu daqui com um olhar diferenciado de Petrópolis, saiu com um olhar para além da aventura, para além do centro histórico. Eles entenderem a questão arquitetônica, cultural e ambiental de Petrópolis, mas também como que a questão do turismo de aventura e das atividades de aventura são um eixo fundamental do nosso município. E é isso que acho que foi o grande legado que conseguimos trazer aqui com o evento, afirmou.

A maior parte das atividades acadêmicas foi realizada no Cefet/RJ Petrópolis e na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), organizadores do evento ao lado do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL) da Unesp de Rio Claro (SP).  Outras ações aconteceram ao ar livre, como o CityTour da Aventura, que apresentou o centro histórico a partir de oficinas de orientação, slackline, skate e parkour.  As atividades vivenciais do Congresso também exploraram a cidade e a região por meio de trilhas, caminhadas, escaladas, rapel e passeio de quadriciclo, entre outros, em vários pontos de Petrópolis e arredores, como Castelinho, Secretário, Reserva Biológica Estadual de Araras e Parque Natural Municipal Padre Quinha.

Na sexta, dia 24, o CBAA-CIAA organizou a Feira de Aventura na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), evento gratuito e aberto ao público em geral. A Feira contou com estandes ligados ao conteúdo da Educação Física Escolar e de marcas e instituições parceiras, e com atividades de slackline e simulação de voo de asadelta. Em frente à praça, o Centro de Cultura Raul de Leoni recebeu uma exposição de fotos relacionadas às atividades de aventura, um cine-debate e duas mesas-redondas.

O professor do Cefet/RJ Petrópolis Fernando Pessoa (um dos coordenadores do CBAA-CIAA) foi homenageado no Centro de Cultura com uma carta congratulatória do deputado estadual Yuri Moura pelo seu empenho em desenvolver projetos na área de geociências, educação e consciência ambiental e por sua atuação no projeto Expedições do Cefet/RJ, do qual é coordenador.


Contato:

Letícia Hermont L. Valle

leticia.valle@cefet-rj.br

divulgacao.petropolis@cefet-rj.br

Edição anterior (3491):
quarta-feira, 29 de maio de 2024


Capa 3491

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral