As duas reuniões foram os primeiros encontros de conselheiros no ano de 2025
Na noite de segunda-feira (20), o Conselho Municipal de Turismo - Comtur e o Conselho Municipal de Cultura - CMC, realizaram a primeira reunião de conselheiros da sociedade civil e do poder público de 2025. Os encontros serviram ainda para apresentar aos conselheiros o novo secretário de Turismo, Pablo Kling, e o presidente do Instituto Municipal de Cultura - IMC, Adenilson Honorato.
“Os conselhos são ferramentas importantes para o desenvolvimento de políticas públicas na cidade. Principalmente, por esse diálogo aberto com os diversos setores da sociedade civil. E o diálogo é um dos pilares da nossa gestão”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
A primeira reunião do Comtur foi na sede da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis - ACEP. O encontro, que teve duração de pouco mais de duas horas, reuniu representantes da sociedade civil e de secretarias municipais. O quórum foi formado por 25 entidades. Parte dos conselheiros acompanhou a reunião virtualmente, por meio de uma plataforma digital.
Pablo Kling destacou a relevância de revitalizar o turismo em Petrópolis e reposicionar a cidade como referência no cenário nacional. Entre as propostas apresentadas, a participação em feiras, eventos promocionais e o fortalecimento da presença digital.
“Não podemos mais pensar em mercados analógicos. Hoje percebemos nossa conexão com o mundo apenas quando a internet falta. Estamos em uma nova era e devemos utilizar essas ferramentas para promover os atrativos turísticos de Petrópolis em todos os segmentos”, afirmou Kling.
A pauta da reunião incluiu a prestação de contas do Fundo Municipal de Turismo - FUMTUR e a apresentação do projeto “Influencer Week”, um reality show interativo com influenciadores digitais do setor turístico, idealizado por Marzio Fiorini, com possibilidade de realização em Petrópolis. Também foram abordados o monitoramento do Plano Diretor de Turismo e o “Circuito Memorial Negra”.
Primeiro encontro dos conselheiros de cultura
Já no Centro de Cultura Raul de Leoni, os conselheiros da sociedade Civil foram apresentados aos novos conselheiros do poder público empossados durante o conselho e ao novo presidente do IMC. Adenilson Honorato destacou a importância do diálogo entre os conselheiros para fortalecer a Cultura de Petrópolis, otimizando o uso dos recursos públicos e a necessidade de preservação e divulgação do patrimônio cultural e artístico da cidade.
“Uma das bandeiras da atual gestão é o patrimônio de Petrópolis. As obras do Theatro Dom Pedro foram retomadas e a nossa expectativa é de que, em breve, esse que é o maior palco da classe artística da cidade, seja entregue mais uma vez aos nossos talentos e também ao petropolitano”, pontuou Adenilson.
Durante o encontro foi discutida ainda a reorganização das comissões permanentes e transitórias, além daquela que ficará responsável pela Política Nacional Aldir Blanc - PNAB, programa de fomento à cultura que visa apoiar os estados e municípios. Também estiveram em debate a lei de incentivo à cultura, o prêmio Guerra-Peixe e o Carnaval 2025.
Veja também: