O projeto prevê mais de R$8,8 bilhões em investimentos e geração de até 130 mil empregos
Mariana Machado estagiária
Em leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, na tarde dessa quarta-feira (30), o Consórcio Nova Estrada Real, formado pela brasileira Construcap e pelas espanholas Sociedad Anonima de Obras y Servicios Copasa e Ohla Concesiones SL, venceu a disputa pela concessão da BR-040/495/MG/RJ, rodovia que liga Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ), em um trecho de 218,9 quilômetros. Representado pela corretora Nova Futura, o consórcio apresentou a melhor proposta, com um desconto de 14% sobre a tarifa básica de pedágio.
Também participaram da concorrência as empresas EPR Participações S.A., que ofereceu 3,08% de desconto, e SACYR Concessões e Participações do Brasil, com 1%. O critério para escolha da concessionária foi o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, sendo o abatimento máximo permitido sem a necessidade de depósito adicional é de 18%.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o leilão representa um marco para o setor. “É um leilão histórico por todas as circunstâncias que o envolvem, pela expectativa gerada e, sobretudo, por resolver um problema de uma década”, afirmou. “Estamos conectando o país através de rodovias, entregando eficiência, previsibilidade e segurança”, completou, destacando a integração institucional entre a ANTT, o Ministério dos Transportes, o TCU e a Infra S.A.
De acordo com a Agência, o projeto prevê mais de R$8,8 bilhões em investimentos e geração de até 130 mil empregos.
O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), mostra-se satisfeito com a concessão, que trará melhorias para esse eixo estratégico para o crescimento econômico da Região Serrana.
“Encerramos a fase final da licitação da concessão da rodovia BR-040, um desejo de toda a Região Serrana. Quero agradecer ao ministro Renan Filho e a toda a diretoria da ANTT. Agora temos um novo consórcio, com uma perspectiva muito boa e o que mais precisamos: a retomada imediata das obras, as melhorias, para dar dignidade a todos que circulam pela região. Saio feliz com essa etapa vencida, o leilão realizado e, agora, continua a nossa fiscalização. E vem coisa boa por aí”, afirma Hugo Leal.
Em relação à finalização da Subida da Serra de Petrópolis, estão previstas três faixas de tráfego por sentido e finalização de três túneis, incluindo um com 4,618 km de extensão. A conclusão deverá ser entregue até o sexto ano de contrato.
Ao todo, estão previstos: 114,3 km de duplicações marginais; 11,7 km de ciclovias; 32 pontos de ônibus; 3 túneis; 12 passarelas; 1 área de escape; 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs); Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais.
O trecho concedido será denominado “Rota Imperial”, por sugestão do deputado Hugo Leal. O trecho entre Juiz de Fora e Petrópolis serviu como caminho para Dom Pedro II rumo à Cidade Imperial.
Além disso, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pede celeridade no início das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis. A federação destaca que a modernização da estrada é fundamental para trazer os benefícios diretos para a indústria fluminense e nacional.
A Firjan reforça que a retomada imediata das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis é peça-chave para que esse processo de modernização da rodovia seja realmente efetivo, uma vez que a estrada é a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, responsáveis por mais de 20% do PIB brasileiro.
“Trata-se de um pleito histórico da federação, mas, mais do que isso, de uma demanda histórica da sociedade fluminense, que convive há décadas com os riscos e limitações do atual traçado da serra”, destaca o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Papel essencial na infraestrutura rodoviária nacional
De acordo com a federação, a 040 desempenha papel essencial na infraestrutura rodoviária brasileira, ligando a região Sudeste ao Centro-Oeste do país. O trecho entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro (RJ) é um dos mais importantes corredores logísticos do Brasil, sendo fundamental para o escoamento de bens industriais e serviços, insumos agrícolas e produtos manufaturados, além de ser vital para a integração econômica entre o Sudeste e outras regiões do país.
A Firjan lembra, ainda, que a BR-040 exerce um papel estratégico para o sistema portuário fluminense.
O prefeito Hingo Hammes esteve presente no leilão e comemorou a nova concessão. “Esse é um momento histórico para Petrópolis. A nova subida da Serra é uma demanda antiga da população e essencial para garantirmos uma cidade mais segura, com melhor fluidez no trânsito e maior potencial de desenvolvimento. Acompanhei de perto esse processo porque sei da importância dessa obra para o dia a dia dos petropolitanos”, afirmou o prefeito.
O vereador Léo França também acompanhou a disputa, no entanto, ele manifesta preocupação com o valor das tarifas, que podem impactar diretamente os moradores da cidade que dependem da BR-040 para se deslocarem para o Rio de Janeiro. “É essencial que se busque o equilíbrio entre os investimentos na rodovia e a preservação do poder de compra da população”, enfatiza o vereador.
Assinatura do Contrato
A assinatura do Contrato de Concessão está prevista para acontecer até o dia 15/08/2025, de acordo com o cronograma oficial da ANTT.
Principais obrigações do Consórcio Nova Estrada Real
Dentre as principais obrigações, destacam-se:
-Extensão da concessão: Aproximadamente 180 km entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ);
-Prazo da concessão: 30 anos;
-Investimento total estimado: R$ 11,3 bilhões ao longo do período concessão;
-Obras de melhoria e expansão: Construção de novos trechos, ampliação de faixas de rolamento e melhorias em interseções.
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