Confira o que levar e como vai funcionar o atendimento nas agências
A partir da próxima sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS já podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seu benefício.
Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital. Para saber qual a agência mais próxima de você, acesse o link com a lista completa de unidades participantes .
Você também pode conferir a lista das agências:
- No site dos Correios
- Pela Central 135
Para quem é esse atendimento?
- Se você tem dificuldade com internet ou telefone, o atendimento presencial é a melhor opção para você.
- Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
O que levar para ser atendido?
- Apenas um documento de identificação oficial
- Não precisa levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição
Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer a uma agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento?
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
- Consultar se foi feito algum desconto no benefício
- Requerer a contestação de descontos não autorizados
- Reconhecer a autorização de algum desconto
- Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
- Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
- Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
Tem prazo para buscar o atendimento?
O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. Todos serão atendidos com tranquilidade. Não precisa se preocupar em ir logo no início.
E quem mora longe de uma agência?
O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!
Alerta importante!
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!
O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:
- Pelo aplicativo Meu INSS
- Pelo site do INSS
- Pela Central 135
- A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios
Se tiver dúvidas, sempre procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.
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