Edição anterior (4071):
domingo, 09 de novembro de 2025


Capa 4071

COP 30 em Belém: orientações de saúde para visitantes

Ministério da Saúde reforça recomendações de prevenção, cuidados e acesso ao SUS durante o evento

Foto: Reprodução Agência Gov
Foto: Reprodução Agência Gov


Agência Gov | Via Ministério da Saúde

A cidade de Belém , no estado do Pará, se prepara para receber cerca de 60 mil participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) , entre 10 e 21 de novembro. O evento reúne anualmente líderes mundiais, especialistas, organizações e representantes da sociedade civil. Para garantir que todos saibam como cuidar da saúde durante a COP30 , o Ministério da Saúde orienta sobre vacinação, alimentação, clima, prevenção de doenças e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) .

Vacinação

Quem vai viajar ao Pará para a COP 30 deve estar com a caderneta de vacinação atualizada. O Ministério da Saúde recomenda que os viajantes estejam em dia com doses contra febre amarela , hepatite B , Covid-19 , difteria e tétano , além das doenças prevenidas pela tríplice viral : sarampo , caxumba e rubéola .

Clima e arboviroses

Belém está localizada em região amazônica , com clima quente e úmido ao longo de todo o ano . Apesar do provável calor, pode chover em alguns momentos do dia durante o período da COP30. Por isso, é recomendável que os participantes levem protetor solar e capa de chuva, além do uso de roupas versáteis e confortáveis.

As condições climáticas da região favorece ainda a aparição de mosquitos . Por isso, é recomendável:

  • Usar repelente regularmente ;
  • Optar por roupas leves que cubram braços e pernas;
  • Dormir, se possível, com telas ou redes mosquiteiras em portas e janelas;
  • Redobrar a atenção em áreas com água parada;

Hidratação e alimentação

Devido às altas temperaturas, é preciso manter a hidratação constante com água potável. As áreas destinadas a autoridades e ao público contarão com climatização e pontos de hidratação para garantir conforto e segurança durante a COP30.

Em relação à alimentação, prefira alimentos bem cozidos e c onsider e levar medicamentos de uso habitual ( sempre com orientação médica ) .

Acesso ao SUS

Durante o evento, todos os participantes terão acesso gratuito ao SUS em situações de urgência e emergência. O atendimento contará com apoio do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), estrutura temporária utilizada em grandes eventos para ampliar a resposta em saúde.

Os participantes da COP30 também vão contar com um Hospital de Campanha ( HCamp ), que está sendo instalado em Belém pela Força N acional do S US . L ocalizado na Usina da Paz do Jurunas, na área mais populosa da cidade, a unidade vai oferecer suporte 24 horas por dia e terá:

  • Recepção e Triagem
  • Sala de Emergência
  • Sala de Medicação e Observação
  • Consultórios e Sala de Procedimentos
  • Sala de Comando e Regulação
  • Logística, Engenharia e Manutenção

Legados da COP 30

Com foco na segurança sanitária da população local e dos visitantes, foi estruturada uma estratégia conjunta entre o Ministério da Saúde, o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém. O plano de preparação reúne ações de vigilância e assistência e soma mais de R$ 4,7 bilhões em investimentos.

Para fortalecer a rede de atenção à saúde e ampliar o acesso em diferentes cidades do Pará, o estado vai receber : duas policlínicas regionais, um Centro Especializado em Reabilitação (CER) , 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) . As construções serão financiadas com recursos do Novo PAC .

O Ministério da Saúde prevê ainda a atuação de 102 novos profissionais do programa Mais Médicos Especialistas até o fim do ano . Já o Afirma-SUS amplia rá Residências Médicas e Multiprofissionais na região , com 2.481 bolsas ativas e 148 novos programas selecionados.

Camilla Nunes e Juliana Soares
Ministério da Saúde

Edição anterior (4071):
domingo, 09 de novembro de 2025


Capa 4071

Veja também:




• Home
• Expediente
• Contato
 (24) 99993-1390
redacao@diariodepetropolis.com.br
Rua Joaquim Moreira, 106
Centro - Petrópolis
Cep: 25600-000

 Telefones:
(24) 98864-0574 - Administração
(24) 98865-1296 - Comercial
(24) 98864-0573 - Financeiro
(24) 99993-1390 - Redação
(24) 2235-7165 - Geral