Daniel Xavier especial para o Diário
Mesmo com chuva, o pessoal não desanimou. Cerca de 180 participantes percorreram as ruas do Centro Histórico durante a terceira edição da Corrida Anual PcD de Petrópolis, realizada na manhã do último domingo (26/5). Com o tema Somos INcansáveis, o evento feito pelo INcluir Petrópolis viabilizou a vinda de 100 pessoas da capital fluminense para a corrida. Tanto a viagem, quanto a alimentação após o evento, foram custeados pelos realizadores do projeto, Alessandra Caline e Chen-Li Chang (que é uma pessoa com deficiência).
Outras cinco famílias, também da cidade do Rio, vieram participar por conta própria. Para a realização da corrida, foram utilizados triciclos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o que garante a igualdade no esporte e participação de todos.
Os convidados vieram até a cidade em um ônibus adaptado para pessoas com deficiência, próprio para conceder o conforto e acessibilidade que precisam. Puderam participar tanto da corrida, quanto conhecer a cidade pela primeira vez, como turistas mesmo. A participação deles na corrida é uma conquista enorme para a gente, pois mostra que Petrópolis tem se tornado cada vez um lugar inclusivo e acolhedor a PcDs, acredita Alessandra Caline.
Chen-Li Chang destaca que o comparecimento das pessoas, apesar do clima chuvoso, reforça o poder da união.
A importância do projeto é a gente marcar nossa presença e tirar as pessoas com deficiência de dentro de casa, porque tudo que a gente quer, é possível realizar. Só vocês verem a quantidade de pessoas debaixo da chuva, para participar de uma corrida de rua. Muito obrigado a todos, disse.
O projeto ainda atuou na arrecadação de óleo de cozinha usado, tampinhas plásticas e lacre de alumínio, que são usados como forma de inscrição e serão levados a empresas licenciadas que farão a reciclagem dos dejetos.
Inclusão do coletivo
O evento, desde o ano passado, recebe o apoio da Prefeitura para a realização, tornando-o um movimento público inclusivo, acessível e sustentável. A secretária da Pessoa com Deficiência, Marcia Schanuel Bastos, pontua que o evento é a materialização da palavra inclusão.
A gente está muito feliz com esse evento. A chuva não é nada. Não é nada perto da grandiosidade dessa verdadeira inclusão. Agradeço ao projeto INcluir, que faz uma diferença enorme na nossa cidade, tornando cada vez mais visível a causa. A Secretaria tem o intuito de colaborar para que as pessoas com deficiência tenham cada vez mais visibilidade e a garantia de direitos, disse.
Também estavam presentes, apoiando a corrida, o corredor petropolitano Nonô Xavier, o Seu Nonô, junto da mulher, Vera Bull, a Dona Verinha. O casal foi homenageado pelo INcluir Petrópolis ao fim da corrida. A camiseta da edição deste ano também contava com uma ilustração deles.
É muita emoção para um só coração. Muito obrigado ao Chen e a toda a equipe pelo presente e homenagem maravilhosos, agradeceu o Seu Nonô. Me fizeram chorar. É emocionante a gente ser homenageado desta forma por estas pessoas, que são tão especiais para nós, colocou a Dona Verinha.
Veja também: