Contribuintes podem quitar o imposto com abatimento e garantir economia
Ascom PMP
Os contribuintes têm até a próxima sexta-feira (20/02), para efetuar o pagamento do IPTU em cota única com desconto de 7%. O prazo termina logo após as festividades do Carnaval, oportunidade para reorganizar os compromissos financeiros.
Para 2026, a Prefeitura antecipou a distribuição dos carnês com o objetivo de evitar atrasos registrados em exercícios anteriores. A medida buscou assegurar que cada contribuinte tivesse tempo para planejamento e organização no início do ano.
“O envio antecipado dos carnês garante prazo para que o contribuinte se organize. Quando há adesão à cota única com desconto de 7%, o município consegue estruturar melhor o planejamento dos serviços oferecidos à população”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
Quem ainda não recebeu o boleto em residência pode emitir a segunda via diretamente no site: petropolis.rj.gov.br ou ir diretamente da sede da Prefeitura (Avenida Koeler, 260 - Centro).
“Existem canais oficiais seguros para emissão da guia. O contribuinte que se antecipa assegura o desconto de 7% dentro do prazo estabelecido”, pontuou o secretário de Fazenda, Fábio Junior.
A Prefeitura reforça que não envia boletos ou cobranças por aplicativos de mensagens ou por SMS. Para evitar fraudes, a orientação é utilizar exclusivamente o site oficial ou comparecer à sede da Prefeitura.
O calendário do IPTU 2026 ainda prevê outra oportunidade de abatimento para quem optar pela quitação em parcela única com 5% de desconto, com vencimento em 20 de março de 2026.
Além da cota única com desconto de 7%, o tributo pode ser parcelado em até 12 vezes. A arrecadação é destinada ao custeio de serviços nas áreas de saúde, educação e infraestrutura do município.
Veja também: