Turp deixou de realizar 58 viagens por dia no mês de janeiro
Emanuelle Loli estagiária
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) publicou o Relatório Mensal de Operação do Transporte Público (RMO) de janeiro de 2025. De acordo com o documento, ao longo de 31 dias no mês, foram menos 2.101 viagens das 3 empresas, Cidade Real, Cidade das Hortênsias e Turp.
Das três empresas, a Turp registrou o pior desempenho no número de viagens não realizadas tanto por problemas mecânicos, quanto por outros motivos. Do total das viagens programadas, 1.828 não foram realizadas no mês, representando uma média de 58 viagens menos por dia. Desse total de viagens não realizadas, 141 foram por falha mecânica e 1.688 foram por outros motivos. As linhas que mais sofreram com falhas mecânicas foram Alto Comunidade do Alemão (636) com 21,5 viagens canceladas e Terminal Itaipava (700) com 15,5 viagens canceladas.
A Cidade Real deixou de fazer 173 viagens no mês de janeiro, sendo 22 por problemas mecânicos e 151 por demais motivos. As linhas que mais tiveram cancelamentos por falha mecânica no mês foi o Santa Izabel (194), com 3 viagens canceladas. Seguidos pelas linhas Alberto de Oliveira (133) e Vital Brasil (186), ambas com 2 cancelamentos.
A empresa Cidade das Hortênsias deixou de fazer 100 viagens no mês, sendo 35 por problemas técnicos e 66 por demais motivos. As linhas que mais tiveram cancelamentos no mês por problemas mecânicos foram as linhas Humberto Rovigatti (309) e Terminal Itamarati (340), ambos com 4 cancelamentos. ,
Além disso, de acordo com o relatório, foram 112 infrações por “Não manter os veículos em adequado estado de funcionamento, e 32 por falta de qualquer dos elementos externos do veículo”.
O Setranspetro informou que apoia integralmente a iniciativa de evidenciar a transparência e a eficiência das empresas de ônibus em Petrópolis, mostrando que as operadoras são devidamente regulares, passam por fiscalizações e vistorias, e possuem alto índice de cumprimento das viagens na operação.
Segundo o Relatório Mensal de Operação, divulgado pela CPTrans, no mês de janeiro de 2025, a Cidade Real, responsável por operar uma média de 744.085 quilômetros por mês, cumpriu 99,6% das 43.557 viagens programadas; a Cidade das Hortênsias, que possui uma média de 310.794 quilômetros mensais, cumpriu 99,6% das 27.909 viagens programadas; e a Turp Transporte, que opera quase um milhão de quilômetros por mês (953.961) cumpriu 95,1% das 37.604 viagens programadas.
Ao todo, no mês de janeiro, o sistema de transporte por ônibus cumpriu 98,1% das 109.070 viagens programadas. Já os descumprimentos são equivalentes a 1,9% - sendo a maioria, 1.905 viagens -, por motivos relacionados à trânsito, interrupções viárias por obras, chuva, alagamento, quedas de árvore, fiação, acidentes, além dos constantes estacionamentos irregulares. Dessa forma, das mais de 109 mil viagens, apenas 197 foram por motivo de falha mecânica, equivalente a menos de 0,2%.
Apenas no mês de janeiro deste ano, a Cidade Real enviou 100 ofícios ao órgão público gestor, apontando estacionamentos irregulares e problemas viários.
Os resultados registrados reforçam o empenho das equipes de manutenção, que atuam 24 horas por dia, com protocolos e rotinas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, além da atuação das equipes de operação, administração e gestão. Dessa forma, as empresas conseguem mostrar que, mesmo diante de uma situação de urgência, todas se adequaram para atingir altos padrões de operação.
O Setranspetro ainda destaca que a Turp Transporte possui linhas extensas, como a 700 Terminal Itaipava, que percorre por 19,9 quilômetros em uma única partida, totalizando 39,8 quilômetros, se considerada uma viagem completa, de ida e volta. Com isso, a possibilidade de atrasos e até perdas de viagens na operação são inevitáveis, devido aos inúmeros engarrafamentos nas áreas de atendimento, como nas regiões do Retiro, Corrêas e Bonsucesso, fato este constatado diariamente por qualquer morador de Petrópolis.
Outros fatores, como a topografia da região de atendimento e problemas viários também contribuem para o aumento de falhas nos veículos, mesmo diante de uma das mais novas frotas que operam na cidade, com idade média de vida útil de apenas cinco anos e meio, resultado de constantes investimentos em renovação e aquisição de ônibus zero quilômetro. Somente entre 2021 e 2024, a Turp Transporte investiu R$ 46.721.150,57 na compra de ônibus novos.
Por fim, o Setranspetro afirma que o sistema de transporte tem o total compromisso com a transparência e com o cumprimento das leis, regulamentações e normas.
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