Novo Centro de Educação Infantil será construído na cidade, mas ainda sem previsão
Larissa Martins
Petrópolis tem uma longa fila de espera para vagas em creches municipais. Dados da Secretaria de Educação de Petrópolis revelam que, atualmente, 1202 crianças aguardam por uma uma oportunidade em diversas unidades de diferentes bairros.
Em junho o número era 988 e em julho, 980 nomes estavam registrados na fila.
Alguns dos Centros de Educação Infantil mais requisitados pelos pais e responsáveis são os CEI Lota Macedo Soares (Samambaia) - 60 crianças, CEI Professora Adriana Constâncio Trindade (Itaipava) - 49 crianças, CEI André Vanzan (Itamarati) - 43 crianças, CEI Chiquinha Rolla (Quitandinha) - 41 crianças, CEI Carangola (Carangola) - 40 crianças e CEI Irmã Silvana (Retiro) - 35 crianças, entre outros.
Nova unidade
Na tentativa de suprir essa demanda, Petrópolis foi selecionada para receber investimentos do Novo PAC 2025. O município será contemplado com um novo Centro de Educação Infantil, ampliando o número de vagas na rede pública.
A unidade será construída no modelo “Tipo 2”, ou seja, seguindo o projeto arquitetônico padronizado para creches e pré-escolas, do programa Proinfância do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
No estado, o investimento total previsto é de R$ 133,3 milhões. As unidades poderão atender até 6.392 crianças em dois turnos ou 3.196 em tempo integral.
As propostas selecionadas para a construção de creches deverão ser formalizadas por meio de Termo de Compromisso entre os entes federativos e o FNDE. Os gestores têm até 23 de agosto de 2025 para registrar e aprovar suas propostas na Plataforma TransfereGov, conforme estabelece a portaria.
A secretária de Educação, Ana Carolina Kapler, comemorou a chegada do novo centro infantil. "Estamos muito felizes com essa conquista. Mais uma unidade significa mais acolhimento, mais oportunidades para nossas crianças e tranquilidade para as famílias”, diz.
Veja também: