A nova Base Descentralizada, localizada estrategicamente para atender as regiões de Araras e adjacências, foi entregue no início do mês
Circulou nas redes sociais o caso de uma criança de apenas 3 anos socorrida por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no dia 5 de julho. Segundo testemunha, logo após a inauguração da nova Base Descentralizada, a criança precisou de atendimentos médicos.
Presenciei a importância de uma ambulância do SAMU no Vale das Videiras. Aproximadamente uns 15 a 20 minutos depois da inauguração, o telefone 192 tocou e era um pedido de socorro para uma criança de 3 anos que estava engasgada. Fiquei com uma agonia e torcendo para dar tempo de salvar o pequeno. Passei a noite sem notícias e pela manhã fui informada que as equipes chegaram a tempo e salvaram a criança. Por mim, já valeu o serviço, dizia a publicação.
Localização estratégica
A nova Base foi localizada estrategicamente para atender não apenas o Vale das Videiras, mas também as regiões de Araras e adjacências. A unidade conta com uma ambulância operacional 24 horas por dia, em todos os dias da semana, visando garantir atendimentos de urgência com rapidez e eficiência, afirmou a Secretaria de Saúde.
Instalada na Avenida Paulo Martins Meira, 1.801, o acionamento do socorro é feito pelo 192, Central de Regulação de Urgência do SAMU, que conta com a regulação médica. A distância da Central de Regulação, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, que é superior a 38 quilômetros do Vale das Videiras, tornava essencial a criação dessa nova base. Com a sua implantação, a expectativa é reduzir significativamente o tempo de resposta em situações de emergência.
"A nova base descentralizada não apenas encurta distâncias geográficas, mas também fortalece nosso compromisso com a saúde da nossa população. Estamos mais próximos de quem mais precisa, garantindo um socorro mais rápido e eficaz", destacou o secretário de Saúde, Ricardo Patuléa.
Atendimento móvel
Além da ambulância permanentemente disponível, a unidade contará com uma equipe especializada composta por profissionais capacitados para lidar com emergências médicas diversas. "Esta base é um passo importante para melhorar a resposta do SAMU em nossa região. Estamos preparados para oferecer atendimento de alta qualidade, com recursos adequados e uma equipe dedicada", afirmou a superintendente hospitalar de urgência e emergência, Kátia Cerqueira.
Veja também: