Petrópolis tem 43 mil aposentados e 16 mil pensionistas que devem ficar atentos ao novo golpe
Larissa Martins especial para o Diário
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem alertado os aposentados e pensionistas sobre o novo golpe que está sendo aplicado em algumas regiões do país. Criminosos estão se passando por servidores do instituto e visitando os beneficiários em casa para, supostamente, fazer a comprovação de vida presencialmente. Utilizando crachás falsos, eles costumam solicitar fotos, dados e documentos às vítimas.
Fake News
O INSS também não está convocando para realizar o procedimento de recadastramento. Essa informação falsa tem sido publicada em sites e portais. Desde 2023, a realização da prova de vida é responsabilidade do próprio INSS. Além disso, os bloqueios de pagamento por falta de prova de vida estão suspensos até o final de 2024. Em Petrópolis há 43.248 aposentados e 16.609 pensionistas que devem ficar atentos para não serem vítimas de estelionatários.
Investigação
No mês passado, o Instituto já havia alertado para o mesmo golpe. Imagens dos falsários chegaram ao INSS e foram encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada, que enviou à Polícia Federal para identificação dos mesmos e descobrir como tiveram acesso aos dados dos beneficiários. O INSS não está fazendo esse tipo de ação.
"Nenhuma prática que vise prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune. Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem", advertiu Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Denúncias
Caso receba uma visita desse tipo, não atenda aos falsários, nem forneça quaisquer informações ou documentos. Deve ainda denunciar pelo site https://gov.br/falabr ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada.
Meu INSS
Caso deseje, apesar de não ser mais obrigatória, a pessoa ainda pode realizar a comprovação de vida por conta própria. Há duas maneiras: pelo aplicativo Meu INSS ou no banco em que recebe os pagamentos preferencialmente por biometria, em aplicativo ou caixa eletrônico, quando a opção estiver disponível.
Veja também: