Edição anterior (2453):
quinta-feira, 29 de julho de 2021
Ed. 2453:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2453): quinta-feira, 29 de julho de 2021

Ed.2453:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Cuidado: variação térmica requer atenção com a saúde

Em quatro dias temperaturas despencam 13 graus

 

 

Priscila Torquato – especial para o Diário

Uma frente fria que chegou ao Sudeste do país começou a mudar o clima na serra. Até a próxima sexta-feira (30) as temperaturas despencam, ao menos, 13° nas máximas e nove nas mínimas, segundo previsão da Defesa Civil de Petrópolis (DC). E essa variação tão ampla requer atenção para saúde também. A Dra. Barbara de Baptista Santorio, clínica geral do Hospital Santa Teresa (HST) faz o alerta, principalmente, para quem tem doenças pulmonares crônicas. “Com essa variação de temperatura que ocorre bruscamente pode sensibilizar pessoas que já têm doenças crônicas. Nessa época o ar mais seco é mais irritativo para vias aéreas. Isso pode ser confundido com baixa imunidade ou até precipitar uma crise de bronquite ou asma.”

A umidade relativa do ar pode variar nesses dias entre 65% e 85%, segundo boletim meteorológico da DC. Outro alerta para manter o corpo hidratado. Nas baixas temperaturas sentimos menos sede, mas isso não significa que nosso organismo não esteja precisando de água e/ou outros sais. “Temos uma tendência nas épocas frias de nos hidratarmos menos. Isso é um erro ainda mais com a umidade baixa. É importante beber muita água”, reforça a especialista.

O corpo entende essa mudança de temperatura como uma agressão e começa a combater o “inimigo”. Algumas pessoas reagem com coriza, tosse, espirros. É preciso estar alerta para não confundir esses sintomas com crises respiratórias. É nessa fase que manter os ambientes arejados impede que outras doenças se propagem.

“É comum nessa época mais fria mantermos as janelas fechadas, o ar condicionado em temperatura mais quente, isso impede a circulação de ar. O que vai favorecer a proliferação de vírus, fungos, bactérias e pode precipitar infecções ou descompensações de outras doenças pulmonares”, pontua a médica.

Dicas importantes

Alimentação: No frio nosso corpo perde calor. E para repor essa perda calórica temos eu ajustar nossa alimentação. “É importante usarmos opções mais calóricas nas escolhas, porém  tem que tomar cuidado com alimentos gordurosos”, recomenda.

Variação térmica: Evitar choque térmico. O impacto é imediato. “Se estiver em um ambiente mais quente, abafado. É importante proteger a boca, o pescoço e se agasalhar para sair no frio”, alerta.

Vacinas: Não perder os prazos para vacinas da gripe e covid-19. “Nessa época de pandemia e gripe é importante manter o isolamento sempre que possível, o uso de máscara e álcool em gel para higiene das mãos”, orienta.

 



Edição anterior (2453):
quinta-feira, 29 de julho de 2021
Ed. 2453:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2453): quinta-feira, 29 de julho de 2021

Ed.2453:

Compartilhe:

Voltar: