Emanuelle Loli estagiária
Mesmo com o clima mais ameno, os petropolitanos têm sentido a temperatura mais alta dessa época do ano. Nos dias mais quentes, animais de estimação também podem sentir a onda de calor, com isso, os tutores devem ficar mais atentos, redobrando a atenção nos cuidados com os pets, a fim de evitar possíveis problemas de saúde. Segundo o clima tempo, as temperaturas na Cidade Imperial nesta semana, podem bater os 30°C.
De acordo com a médica veterinária Anna Clara Vasques, alguns sinais podem indicar que o pet está com calor e exige mais atenção dos tutores. Entre eles estão o desconforto, a respiração ofegante e a busca por locais mais frescos da casa, muitas vezes preferindo deitar com a barriga encostada no chão. “Animais podem fazer quadro de hipertermia (altas temperaturas) por conta do calor, o que pode até mesmo levá-los a óbito, então é importantíssimo tentar mantê-los o mais refrescado possível e evitar levá-los para passear e praticar exercícios nos horários de mais calor”, comentou.
Além disso, o calor ajuda com a proliferação de pulgas, tendo que ter um cuidado a mais com os animais de estimação nesta época do ano. Por isso, é importante que os tutores estejam sempre atentos aos locais de passeio dos animais e deixar o pet com o antipulgas em dia.
De acordo com ela, todos os animais estão suscetíveis aos riscos oferecidos pelo calor excessivo. “animais muito peludos e com sobrepeso tendem a sentir mais calor, mas temos que ter muito cuidado com os cães braquicefálicos, que são animais que são conhecidos por apresentar uma cabeça achatada e o focinho encurtado”, comentou.
Há formas de proteger os animais de estimação do calor, como por exemplo, manter o ambiente que eles ficam o mais fresco possível, sempre oferecer água fresca e gelada além de oferecer opções de petiscos refrescantes.
Além disso, Anna dá dicas do que tutores podem fazer para diminuir a sensação de calor excessivo. “Podem ser feitos petiscos em gelo, como por exemplo, sachê batido com água, ração batida com água, colocados em forminhas e congelados para serem oferecidos. Frutas congeladas (lembrando que é importante consultar as frutas que podem ser oferecidas aos animais, por exemplo, uva é totalmente proibido). Para animais que gostam de água, é interessante deixá-los brincar com água fresca, ou até mesmo dar banhos com água fria para tentar reduzir a temperatura corporal”, concluiu.
Veja também: