Bruna Nazareth - especial para o Diário
Os dias frios e a alta umidade no ar estão presentes, fazendo com que o ressecamento da pele seja um dos principais efeitos causados por esse clima. O hábito de tomar banhos muito quentes agrava essa condição, pois remove a oleosidade natural da pele, resultando em uma aparência seca e esbranquiçada, o que indica a desnaturação das proteínas. Nesse cenário, é fundamental reforçar a hidratação do corpo e do rosto e prestar atenção à temperatura do chuveiro, para mitigar os impactos do frio.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alguns cuidados essenciais para manter a pele hidratada incluem:
Beber no mínimo dois litros de água por dia.
Evitar banhos quentes e prolongados, bem como o uso excessivo de sabonete e buchas, que podem alterar a composição do manto hidrolipídico, a camada protetora natural da pele.
Aplicar hidratante logo após o banho, ainda no banheiro com o vapor, para melhorar a absorção do creme.
Para peles oleosas, e acneicas, evite hidratante comum no rosto, use oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
Os lábios também ressecam bastante no inverno, portanto use hidratantes específicos para essa região para prevenir rachaduras.
Não se esqueça de usar filtro solar diariamente.
Alimentação saúdavel
Um fator adicional que pode ajudar a reduzir o ressecamento da pele é adotar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda aumentar o consumo de legumes, hortaliças e frutas ricas em vitamina C, pois esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo também o envelhecimento da pele.
Além disso, a ingestão de líquidos, especialmente água, é fundamental. Manter-se hidratado é crucial para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo, que naturalmente se debilita com o clima frio. Um corpo hidratado resulta em uma pele macia e elástica. Durante os dias frios, é comum que as pessoas reduzam o consumo de água. Portanto, a SBD recomenda dividir a quantidade diária recomendada de dois litros entre água e chás claros ou de frutas.
*Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Veja também: