A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta terça-feira (19/08), o Projeto de Lei 5.513/22, de autoria da deputada Zeidan (PT), que declara a Cultura de Arquibancada dos Estádios de Futebol como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.
O texto abrange práticas, expressões musicais e coreográficas, bem como espaços e apetrechos que compõem o ambiente das torcidas. Ficam de fora manifestações racistas, homofóbicas, de intolerância religiosa, xenofóbicas ou que incitem violência.
Segundo Zeidan, não existe nada mais carioca do que o gosto de ir aos estádios e de participar dos jogos em arquibancadas ao lado de seus companheiros de time: “O povo do Estado do Rio de Janeiro ama a festa dos estádios, as suas torcidas organizadas, seus cânticos e demais manifestações culturais, de suas torcidas e todo o espetáculo que o futebol nos traz”.
Veja também: